https://picasion.com/

Últimas Notícias

MDA abre processo de inscrição de empreendimentos para a 9ª Fenafra.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) inicia hoje o processo de inscrição dos empreendimentos para a 9ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra) – Brasil Rural Contemporâneo. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, por meio da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário da Paraíba (DFDA-PB), que será a responsável por coordenar o processo de análise e escolha dos empreendimentos que irão participar do evento.

A Paraíba dispõe de 14 vagas para produtores oriundos da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária, beneficiários das políticas públicas do MDA. Desse total de vagas, duas serão destinadas para os grupos interessado no fornecimento de alimentação nas Ilhas de Refeições & Lanches, e as outras 12 vagas serão distribuídas entre empreendimento da Agroindústria e Artesanato.

Para eleger os empreendimentos que participarão da feira, será constituída uma “Comissão de Seleção” composta por representantes de instituições parceiras na execução das políticas públicas e de representantes de organizações da Agricultura Familiar. Com base no enquadramento em critérios, a comissão determinará os selecionados.

Os interessados em participar da feira devem solicitar os formulários de inscrição e encaminhar suas propostas à Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário da Paraíba (DFDA-PB), juntamente com os documentos: declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Física ou Jurídica); registro sanitário de cada tipo de produto; nota fiscal para remessa das mercadorias; e a permissão ou solicitação de uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF).

Para Giucélia Figueiredo, delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na Paraíba, a feira traz um enorme potencial de crescimento para a Agricultura Familiar. “A Fenafra é uma excelente oportunidade para que os empreendimentos provenientes da Agricultura Familiar entrem em contato direto com os consumidores, tendo a chance de expor seus trabalhos e conquistar maiores espaços no mercado. Além disso, poderemos levar para um novo público um pouco da nossa cultura, através do artesanato, da culinária e da agroindústria”, completou a delegada.

Para atender à demanda das inscrições, a DFDA-PB está à disposição para elucidar dúvidas e prestar mais esclarecimentos, através do telefone (83) 3049-9228. Além disso, também possível entrar em contato por meio dos e-mails:
jefferson.palmeira@mda.gov.br ; inez.guedes@jpa.incra.gov.br ; dfda-pb@mda.gov.br

IX FENAFRA
Diante dos bons resultados do evento, a feira entra em sua 9ª edição. Em 2014, o Ano Internacional da Agricultura Familiar, o MDA aproveita para comemorar os 10 anos da FENAFRA. A 1ª edição foi realizada em 2004, em Brasília/DF, e para fechar este 1° ciclo, a Feira retorna à capital federal, a fim de celebrar todos os resultados já alcançados até agora.
A FENAFRA vai reunir, mais uma vez, o Brasil Rural em um só lugar. A Feira permite gerar renda e divulgar o modo de vida e os produtos da Agricultura Familiar, como também as Politicas e Programas geridos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para a Agricultura Familiar.


Ascom

Nenhum comentário