https://picasion.com/

Últimas Notícias

História de Nossa Região: O Festival da Carne de Sol de Picuí-PB.

Capa da Revista
que foi fonte da matéria
Dando continuidade à série HISTÓRIA DE NOSSA REGIÃO, o Blog de Nova Palmeira fala sobre O Festival da Carne de Sol de Picuí. 

Através de uma revista doada por Divaildo Bartolomeu de Lima (Tábua de Carne) ao senhor Osmar dos Santos Pinheiro, você conhecerá um pouco sobre a história desse grandioso evento. 

FESTIVAL DA CARNE DE SOL DE PICUÍ-PB

Maior evento de cunho gastronômico da Paraíba, o Festival da Carne de Sol de Picuí entrou definitivamente para o calendário turístico do estado, reunindo todos os anos milhares de pessoas, entre os visitantes da região e de centros como João Pessoa, Campina Grande, até turistas de outros estados do nordeste. O que atrai ao município essa gente, tanta e de tão longe, nesses dias de festa? É que muito mais do que um evento, o Festival é o grande tributo a uma cultura que está imiscuída na alma do povo nordestino.

Atração musical durante o Festival
Foto: Internet
Os restaurantes espalhados pelo Brasil que o digam. Foram eles que tornaram Picuí uma marca, relacionada a um alto padrão de qualidade e refino no paladar. Pois é no Festival da Carne de Sol que toda a excelência e capricho da culinária picuiense se aguça, para preparar um banquete de atrações relacionadas ao produto que se tornou patrimônio genuíno do município.

Em novembro, Picuí é destino certo e diversão garantida. As bandas de forró promovem um espetáculo à parte, através de uma vasta programação musical.

A Rainha da Carne de Sol é eleita entre jovens nascidas na zona urbana ou rural picuiense. A rainha representa a beleza da mulher do seridó e circula durante todos os dias, pelo palco, camarotes e em meio ao povo.

Entrega de premiação à Rainha da Carne de Sol 2011
Foto: Internet
A corrida de garçons também foi destaque em algumas edições da festa. A competição é feita num círculo preparado no pavilhão de eventos e conta com a participação de garçons  dos restaurantes e bares de Picuí, uma homenagem ao segmento que serve(literalmente) de sustentáculo para a industria da carne de sol. Os garçons têm que cumprir o circuito sem deixar cair as bebidas disposta numa bandeja.

O momento mais curioso e aguardado da festa, porém, é o concurso do maior comilão de carne de sol do mundo. Todos os anos, vários concorrentes patrocinados pela rede de restaurantes de Picuí lutam pelo título, obtido por uma acirrada disputa que mede a agilidade... e principalmente a fome dos competidores. A regra é simples: quem comer mais carne, num determinado tempo, estipulado pela organização é o vencedor. A carne é pesada antes de ser servida aos "comilões", e como a diferença é tirada do que sobra no prato, nos últimos segundos é possível ver as mais variadas técnicas já inventadas de como devorar generosos pedaços de carne de sol.

Detalhe curioso à parte, o Festival da Carne de Sol é um marco no turismo de eventos paraibano, promovendo o debate em torno da cultura gastronômica picuiense e enaltecendo toda sua tradição.

Fundamental para o desenvolvimento sustentável do município, a iniciativa fomenta a economia da região, gerando trabalho e valorizando toda a cadeia produtiva da carne de sol; dos criadores de rebanho, aos abatedouros, fornecedores e estabelecimentos comerciais diretamente envolvidos coma carne. 

Cidade de Picuí-PB
Foto: Internet

Fonte: Revista Conheça Picuí – Capital Mundial da Carne de Sol 
Edição/Formatação: Blog de Nova Palmeira
ClickPicui

Nenhum comentário