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NOVA PALMEIRA-PB: Escola Iran Coelho desenvolve Projeto - Diga Não às Drogas e Valorize a Vida!

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

Tema: Unidos no Combate as Contra as Drogas
Tempo de execução: dois meses, setembro e outubro  de 2013.
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo todos os componentes curriculares.
Público Alvo: Comunidade Escolar.
Iniciativa: Turma do 9º Ano, disciplina de Geografia.
Orientação: Maria da Conceição Costa (Professora de Geografia).
Parcerias: Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Secretaria de Ação Social.

2. OBJETIVO GERAL
- Despertar e sensibilizar a comunidade escolar (alunos, pais, professores e demais funcionários), sobre a problemática das drogas e a importância de estarmos juntos no combate, através da sensibilização e da promoção do conhecimento dos malefícios ocasionados pelo uso de drogas, na prevenção de uma melhor qualidade de vida.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Refletir sobre a problemática das drogas em nivel global, regional e local;
- Sensibilizar os indivíduos quanto ao uso de drogas no dia-a-dia e incentivar medidas preventivas;
 - Divulgar dicas simples do como lidar com  usuários de forma  que possa favorecer caminhos para a auto ajuda;
- Refletir sobre o desequilíbrio mental, profissional, afetivo, familiar e social que o uso de drogas pode ocasionar;
- Despertar para outros horizontes que venham favorecer uma melhor qualidade de vida.

4. JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como principal meta uma reflexão em torno da problemática do uso de drogas, um dos maiores problemas da sociedade contemporânea. Neste sentido, pretende-se refletir sobre a utilização de drogas licitas e ilícitas em nível global, regional e local, despertando a necessidade de sensibilização da sociedade para o combate as drogas, bem como a busca de situações que possam favorecer a prevenção de quem ainda não se encontra envolvido, mas, também a auto ajuda para aquelas que desejam abandonar o vício. Assim sendo, justifica-se a importância da execução deste projeto.

5. METODOLOGIA
No desenvolvimento deste trabalho serão adotados os seguintes procedimentos:
- Discussão com os alunos seguida de apresentação audiovisual abordando o tema em foco;
- Revisão bibliográfica envolvendo consultas a livros, revistas, Internet e outros;
- Entrevistas;
- Construção de textos, paródias, cartazes, painéis e etc.
- Desenvolvimento de peças teatrais;
- Exposição dos trabalhos realizados;
- Utilização do Facebook;
- Premiação para as melhores atividades apresentadas.

6. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Escola Municipal de Ensino Fundamental Iran Coelho Dantas
Rua: Almisa Rosa, nº 03, Centro, Nova Palmeira –PB CEP: 58184-000
Nova Palmeira está localizada na Mesorregião da Borborema, Microrregião do Seridó Paraibano com longitude de -36.421° e latitude -6.678°, com uma distância da Capital João Pessoa de 243.20 Km. Possui uma área territorial equivalente a 310.35 Km2e uma população de 4.365 hab. Limita-se com o Estado do Rio grande do Norte e com os municípios de Picuí e Pedra Lavrada. O semiárido é o clima predominante com temperatura média em torno de 26° e com formação vegetal de Mata Serrana Subcaducifólia.
A Escolada qual se fala, foi criada pelo poder Executivo através da Lei 048/95 e foi reformulada pela Lei 050/1998 e subordina-se a Secretaria de Educação Cultura e Desporto do Município. Recebeu este nome em homenagem ao Professor de matemática, o Sr. Iran Coelho Dantas (filho do Ex-Prefeito Bento Coelho Pessoa e neto de um dos fundadores do município, o Sr. Tomás Martins de Medeiros).

7.  HISTÓRICO
As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita com Cannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose.
Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo – são chamados de Exames Toxicológicos.
As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.
O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são utilizadas em medicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).
De acordo com o V Levantamento sobre o Uso de Drogas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio em 27 Capitais Brasileiras, divulgado no final de maio do ano em curso, a experiência com substâncias psicoativas legais ou ilegais é cada vez mais precoce entre os estudantes. A média de idade do primeiro contato com álcool e tabaco foi de 12,5 anos e 12,8 anos,
respectivamente. Entre os que experimentaram maconha, o primeiro uso ocorreu, em média, aos 13,9 anos e, no caso da cocaína, aos 14,4 anos.
Esta estatística confirma a impressão de que as drogas pesadas raramente são a primeira escala na trajetória da dependência. De acordo com o psiquiatra José Carlos Galduróz, "A prevenção deveria começar antes dos 10 anos e caminhar junto aos esforços de adiar o primeiro uso do álcool e tabaco".
Neste sentido, considerando a presença abusiva, cada vez mais  cedo e crescente do uso de álcool entre outras drogas em nossa comunidade, necessitar-se urgentemente de ações em torno do combate daquelas que poderá possibilitar a nossa sociedade uma vida sem futuro ou um futuro sem vida. A responsabilidade é de todos nós e devemos nos atentar para como estamos lidando com os nossos filhos, nosso vizinho, ou até mesmo aquele que ao nossos olhos nada mais é do que um delinquente. É preciso sabermos que os nossos olhares e atitudes, quase sempre poderá ajudar a quem está precisando de socorro. Não adianta fingirmos que nada está acontecendo ou que é apenas um problema do outro. O problema é nosso e somos todos convidados a vestir a camisa e dar um não as drogas, garantindo uma vida com futuro e um futuro com vida para a nossa sociedade.
Assim sendo, justifica-se a necessidade deste projeto.

8. RESULTADOS ESPERADOS
- Participação ativa de todo o público alvo;
- Sensibilização prática e efetiva de todos os participantes;
- Reflexão por parte das pessoas em torno da questão do uso das drogas;
- Despertar a responsabilidade individual para o coletivo;
- Socialização de dicas que possam auxiliar na prevenção do uso de drogas;
- Trabalhar a partir da escola soluções para os problemas que envolvem a comunidade.

9. RESULTADOS ALCANÇADOS
9.1 Relatório de auto avaliação
O referido Projeto foi executado através de elaboração de levantamentos de dados pelos alunos, planejamento de ações, produção das atividades a serem apresentadas ao público e divulgação do dia da culminância.          
A culminância se deu no dia 21 de outubro, no interior da própria escola, no turno vespertino também com a participação dos alunos de segunda fase do turno matutino, aberta a participação de toda a comunidade interessada, envolvendo dois momentos distintos: O primeiro momento voltado para palestras com profissionais do CRAS e CREAS, numa parceria com a Secretaria de Ação Social, no segundo momento, inicia-se com uma reflexão em torno de fatos vivenciados em torno de pessoas que se envolveram com drogas, representados pelos alunos, seguido de apresentação de peça teatral “Educação no combate as Drogas”, apresentada por alunos do 9º ano em torno da problemática das drogas na vida do individuo.  Durante as apresentações os alunos provocaram o público presente no sentido de despertar a responsabilidade individual para o coletivo e expressaram responsabilidade de se unir no combate as drogas, mostrando outras perspectivas de vida que possibilite o combate ao uso de drogas, a exemplo da religião, esporte, lazer e educação. Durante o evento foi exposto cartazes, paródias e frases construídas por alunos e funcionários da Escola. Por fim, foi feita a premiação para os primeiros e segundos lugares das modalidades cartazes, paródias, frases e facebook (premiação: pendrives e camisetas).  Enfatiza-se a criatividade e o empenho dos alunos na elaboração e execução das atividades bem como a participação ativa de alguns professores, apoio da Direção Escolar de técnicos da Secretaria de educação e a participação da Escola Benita, que se fez presente durante toda apresentação. Foi distribuído panfleto informativo com os participantes e em  aspectos gerais considera-se uma ação bastante exitosa por trazer ao público uma  reflexão sobre a problemática das drogas, problema  também vivenciado na nossa comunidade. No que diz respeito ao desempenho dos alunos foi considerado excepcional a forma como tudo foi encaminhado, com muita responsabilidade, compromisso, dinamismo e especial atenção, observando-se que alguns na plateia ainda encaram a questão como sem importância. Constata-se um resultado positivo principalmente por ter alcançado uma reflexão por parte do publico alvo de que se faz necessário a união de todos no combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas e está sempre disposto a dizer  “Não às droga, eu valorizo a vida.” No mais, os agradecimentos a todos que de forma direta e /ou indireta, contribuíram para a realização deste trabalho.
REFERENCIAL TEÓRICO

- As Drogas – Educação e Prevenção. Grupo Cultural – Edição MMVIII. Barueri – SP. Secretaria da Educação Fundamental. -3. Ed – Brasília A Secretaria, 2001.
- Lei nº 9394: Diretrizes e bases da Educação Nacional. Editora do Brasil, 1996. São Paulo - SP.
- Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente: saúde / Ministério da Educação.


Por Ceiça Costa - Professora de Geografia da Escola Iran Coelho Dantas

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