NOVA PALMEIRA-PB: Escola Iran Coelho desenvolve Projeto - Diga Não às Drogas e Valorize a Vida!
Tema: Unidos no Combate as Contra as
Drogas
Tempo de execução: dois meses, setembro e outubro de 2013.
Característica: Projeto interdisciplinar,
envolvendo todos os componentes curriculares.
Público Alvo: Comunidade Escolar.
Iniciativa: Turma do 9º Ano, disciplina de
Geografia.
Orientação: Maria da Conceição Costa
(Professora de Geografia).
Parcerias: Prefeitura Municipal, Secretaria de
Educação e Secretaria de Ação Social.
2. OBJETIVO GERAL
-
Despertar e sensibilizar a comunidade escolar (alunos, pais, professores e
demais funcionários), sobre a problemática das drogas e a importância de estarmos
juntos no combate, através da sensibilização e da promoção do conhecimento dos
malefícios ocasionados pelo uso de drogas, na prevenção de uma melhor qualidade
de vida.
3. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-
Refletir sobre a problemática das drogas em nivel global, regional e local;
-
Sensibilizar os indivíduos quanto ao uso de drogas no dia-a-dia e incentivar
medidas preventivas;
- Divulgar dicas simples do como lidar
com usuários de forma que possa favorecer caminhos para a auto
ajuda;
-
Refletir sobre o desequilíbrio mental, profissional, afetivo, familiar e social
que o uso de drogas pode ocasionar;
-
Despertar para outros horizontes que venham favorecer uma melhor qualidade de
vida.
4. JUSTIFICATIVA
Este
projeto tem como principal meta uma reflexão em torno da problemática do uso de
drogas, um dos maiores problemas da sociedade contemporânea. Neste sentido,
pretende-se refletir sobre a utilização de drogas licitas e ilícitas em nível
global, regional e local, despertando a necessidade de sensibilização da
sociedade para o combate as drogas, bem como a busca de situações que possam
favorecer a prevenção de quem ainda não se encontra envolvido, mas, também a
auto ajuda para aquelas que desejam abandonar o vício. Assim sendo,
justifica-se a importância da execução deste projeto.
5. METODOLOGIA
No
desenvolvimento deste trabalho serão adotados os seguintes procedimentos:
-
Discussão com os alunos seguida de apresentação audiovisual abordando o tema em
foco;
-
Revisão bibliográfica envolvendo consultas a livros, revistas, Internet e
outros;
-
Entrevistas;
-
Construção de textos, paródias, cartazes, painéis e etc.
-
Desenvolvimento de peças teatrais;
-
Exposição dos trabalhos realizados;
-
Utilização do Facebook;
-
Premiação para as melhores atividades apresentadas.
6. IDENTIFICAÇÃO DA
INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Escola
Municipal de Ensino Fundamental Iran Coelho Dantas
Rua:
Almisa Rosa, nº 03, Centro, Nova Palmeira –PB CEP: 58184-000
Nova
Palmeira está localizada na Mesorregião da Borborema, Microrregião do Seridó
Paraibano com longitude de -36.421° e latitude -6.678°, com uma distância da
Capital João Pessoa de 243.20 Km. Possui uma área territorial equivalente a
310.35 Km2e uma população de 4.365 hab. Limita-se com o Estado do Rio grande do
Norte e com os municípios de Picuí e Pedra Lavrada. O semiárido é o clima
predominante com temperatura média em torno de 26° e com formação vegetal de
Mata Serrana Subcaducifólia.
A
Escolada qual se fala, foi criada pelo poder Executivo através da Lei 048/95 e
foi reformulada pela Lei 050/1998 e subordina-se a Secretaria de Educação
Cultura e Desporto do Município. Recebeu este nome em homenagem ao Professor de
matemática, o Sr. Iran Coelho Dantas (filho do Ex-Prefeito Bento Coelho Pessoa
e neto de um dos fundadores do município, o Sr. Tomás Martins de Medeiros).
7. HISTÓRICO
As
drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as
funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou
narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas
naturais), como por exemplo a maconha, que é feita com Cannabis sativa, e o
Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios
(drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência
química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose.
Existem
exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo
– são chamados de Exames Toxicológicos.
As
pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de
Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.
O
tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são
utilizadas em medicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o
mundo todo (drogas ilícitas).
De
acordo com o V Levantamento sobre o Uso de Drogas entre Estudantes do Ensino
Fundamental e Médio em 27 Capitais Brasileiras, divulgado no final de maio do
ano em curso, a experiência com substâncias psicoativas legais ou ilegais é
cada vez mais precoce entre os estudantes. A média de idade do primeiro contato
com álcool e tabaco foi de 12,5 anos e 12,8 anos,
respectivamente.
Entre os que experimentaram maconha, o primeiro uso ocorreu, em média, aos 13,9
anos e, no caso da cocaína, aos 14,4 anos.
Esta
estatística confirma a impressão de que as drogas pesadas raramente são a
primeira escala na trajetória da dependência. De acordo com o psiquiatra José
Carlos Galduróz, "A prevenção deveria começar antes dos 10 anos e caminhar
junto aos esforços de adiar o primeiro uso do álcool e tabaco".
Neste
sentido, considerando a presença abusiva, cada vez mais cedo e crescente do uso de álcool entre
outras drogas em nossa comunidade, necessitar-se urgentemente de ações em torno
do combate daquelas que poderá possibilitar a nossa sociedade uma vida sem
futuro ou um futuro sem vida. A responsabilidade é de todos nós e devemos nos
atentar para como estamos lidando com os nossos filhos, nosso vizinho, ou até
mesmo aquele que ao nossos olhos nada mais é do que um delinquente. É preciso
sabermos que os nossos olhares e atitudes, quase sempre poderá ajudar a quem
está precisando de socorro. Não adianta fingirmos que nada está acontecendo ou
que é apenas um problema do outro. O problema é nosso e somos todos convidados
a vestir a camisa e dar um não as drogas, garantindo uma vida com futuro e um
futuro com vida para a nossa sociedade.
Assim
sendo, justifica-se a necessidade deste projeto.
8. RESULTADOS
ESPERADOS
-
Participação ativa de todo o público alvo;
-
Sensibilização prática e efetiva de todos os participantes;
-
Reflexão por parte das pessoas em torno da questão do uso das drogas;
-
Despertar a responsabilidade individual para o coletivo;
-
Socialização de dicas que possam auxiliar na prevenção do uso de drogas;
-
Trabalhar a partir da escola soluções para os problemas que envolvem a
comunidade.
9. RESULTADOS
ALCANÇADOS
9.1
Relatório de auto avaliação
O
referido Projeto foi executado através de elaboração de levantamentos de dados
pelos alunos, planejamento de ações, produção das atividades a serem
apresentadas ao público e divulgação do dia da culminância.
A
culminância se deu no dia 21 de outubro, no interior da própria escola, no
turno vespertino também com a participação dos alunos de segunda fase do turno
matutino, aberta a participação de toda a comunidade interessada, envolvendo
dois momentos distintos: O primeiro momento voltado para palestras com
profissionais do CRAS e CREAS, numa parceria com a Secretaria de Ação Social,
no segundo momento, inicia-se com uma reflexão em torno de fatos vivenciados em
torno de pessoas que se envolveram com drogas, representados pelos alunos, seguido
de apresentação de peça teatral “Educação no combate as Drogas”, apresentada
por alunos do 9º ano em torno da problemática das drogas na vida do
individuo. Durante as apresentações os
alunos provocaram o público presente no sentido de despertar a responsabilidade
individual para o coletivo e expressaram responsabilidade de se unir no combate
as drogas, mostrando outras perspectivas de vida que possibilite o combate ao
uso de drogas, a exemplo da religião, esporte, lazer e educação. Durante o
evento foi exposto cartazes, paródias e frases construídas por alunos e
funcionários da Escola. Por fim, foi feita a premiação para os primeiros e
segundos lugares das modalidades cartazes, paródias, frases e facebook
(premiação: pendrives e camisetas).
Enfatiza-se a criatividade e o empenho dos alunos na elaboração e
execução das atividades bem como a participação ativa de alguns professores,
apoio da Direção Escolar de técnicos da Secretaria de educação e a participação
da Escola Benita, que se fez presente durante toda apresentação. Foi
distribuído panfleto informativo com os participantes e em aspectos gerais considera-se uma ação
bastante exitosa por trazer ao público uma
reflexão sobre a problemática das drogas, problema também vivenciado na nossa comunidade. No que
diz respeito ao desempenho dos alunos foi considerado excepcional a forma como
tudo foi encaminhado, com muita responsabilidade, compromisso, dinamismo e
especial atenção, observando-se que alguns na plateia ainda encaram a questão
como sem importância. Constata-se um resultado positivo principalmente por ter
alcançado uma reflexão por parte do publico alvo de que se faz necessário a
união de todos no combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas e está sempre
disposto a dizer “Não às droga, eu
valorizo a vida.” No mais, os agradecimentos a todos que de forma direta e /ou
indireta, contribuíram para a realização deste trabalho.
REFERENCIAL TEÓRICO
-
As Drogas – Educação e Prevenção. Grupo Cultural – Edição MMVIII. Barueri – SP.
Secretaria da Educação Fundamental. -3. Ed – Brasília A Secretaria, 2001.
-
Lei nº 9394: Diretrizes e bases da Educação Nacional. Editora do Brasil, 1996.
São Paulo - SP.
-
Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente: saúde / Ministério da
Educação.
Por
Ceiça Costa - Professora de Geografia da Escola Iran Coelho Dantas
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