https://picasion.com/

Últimas Notícias

NOVA PALMEIRA PB: Prefeito se reúne com abatedores para comunicar fechamento do matadouro público.

Encontro aconteceu na tarde desta terça (29)
O prefeito de Nova Palmeira, José Felix Filho (Zinho), esteve reunido na tarde desta terça-feira (29), com os abatedores do matadouro municipal.

Estiveram presentes na sede da prefeitura, além do prefeito, o assessor jurídico Wanderley José Dantas, os secretários João Medeiros (administração) e Wilson Macedo (agricultura), bem como, o presidente Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Antônio de Bastos.

A reunião teve por objetivo, informar aos abatedores, o fechamento do matadouro público municipal.

Zinho e Dr Wanderley explicaram aos trabalhadores o real motivo para tal acontecimento.

“Recebi uma notificação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), que constavam várias irregularidades no ambiente de trabalho, entre elas: a estrutura física não adequada, falta de equipamentos indispensável, instalações localizadas dentro da cidade - o que é extremamente proibido -, não ter um incinerador para queimar as carcaças dos animais abatidos, entre outras. O Ministério Público Federal estabeleceu um prazo de três meses para o problema ser resolvido, caso contrário, o matadouro seria interditado, com multa de R$ 1.000,00 por dia, caso não cumpra a determinação. Como nossa cidade não comporta uma estrutura nos moldes que a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (ANGEVISA) determina, a solução imediata foi pelo fechamento do espaço, para não acarretar em problemas maiores”, falou o prefeito.
Abatedores compreenderam a situação
“Comprar equipamentos não seria a solução, pois fecharia do mesmo jeito, pela razão do matadouro se localizar dentro da cidade - onde no mínimo teria que ser distante 3km da sede municipal -. Precisamos compreender que as prefeituras têm que se juntar para fazer um matadouro regional. Um abatedouro com todas as regras, custa em torno de R$ 900.000,00 e, não há município em nossa região, em condições de manter uma estrutura dentro das normas exigidas pelo Órgão, a não ser, com a formação de uma associação. Os matadouros têm que contemplar todos os abates, desde, caprino, suínos, bovinos, aves e até peixes. É um projeto complexo, e temos que tentar recursos juntos aos outros prefeitos”, explicou Dr Wanderley.
 
Cúpula da prefeitura ouvindo os trabalhadores
“Infelizmente é uma determinação do Ministério Público e nosso prazo já se esgotou. Fiz questão de me reunir com vocês, para tentar resolver o problema, porque uma coisa é o prefeito chegar e dialogar para tentar achar uma solução, outra coisa é a fiscalização chegar e fechar. Agendarei uma reunião com o prefeito de Picuí, Acácio, para solucionar a situação de todos vocês, enquanto o abatedouro regional não for construído”, acrescentou Zinho.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário