Últimas Notícias

PICUÍ: CEO recebe visita de avaliador do Ministério da Saúde.


Na manhã da última quinta-feira (03/04), o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, do município de Picuí, recebeu a visita do avaliador do Ministério da Saúde, Danilson Cruz, para verificar as condições de acesso e de qualidade dos serviços oferecidos no centro.
A Avaliação Externa integra a 3.º fase do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ e é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Centro Colaborador de Vigilância da Saúde Bucal e com Instituições de Ensino Superior, visando promover a melhoria do atendimento odontológico prestado à população. “Atualmente o Brasil possui 1.000 centros em funcionamento e o objetivo do Ministério da Saúde é avaliar todos eles, mesmo os que não tenham aderido ao PMAQ” – declarou Danilson Cruz.
Durante a visita, o avaliador realizou entrevistas com os usuários que estavam presentes no CEO, a fim de coletar informações sobre a satisfação e percepção que eles têm do atendimento prestado pelos profissionais, bem como dos serviços especializados oferecidos em saúde bucal.
 Em seguida, ele conversou com a Coordenadora do centro, Maria de Fátima Cavalcanti de Lima, e com o Cirurgião Dentista Periodontista e Protesista, Fabiano Holanda Campelo Nunes, para conhecer o processo de trabalho, organização do serviço e do cuidado para os usuários. Além disso, na ocasião, a coordenadora do CEO apresentou para o avaliador a documentação comprobatória das ações desenvolvidas pela equipe. Já na etapa final da avaliação, foram observados alguns aspectos relativos ao padrão visual do estabelecimento, estrutura física, equipamentos, instrumentais e insumos.
Segundo Danilson Cruz, após o levantamento dessas informações, o CEO receberá uma pontuação, de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos pelo PMAQ. Dependendo do resultado obtido, o incentivo financeiro repassado pelo programa poderá ser ampliado para 60% ou para 100%. Caso o a classificação alcançada seja mediana ou abaixo da média, apenas serão mantidos os 20% do valor total dos recursos pela adesão do CEO ao PMAQ.
A previsão é de que o resultado da Avaliação Externa seja divulgado até o final de junho deste ano.

SOBRE O CEO
O Centro de Especialidades Odontológicas – CEO constitui uma das estratégias do Programa Brasil Sorridente para ampliar e qualificar a Atenção Especializada em Saúde Bucal.
No município de Picuí, o CEO foi implantado em 2008 e, desde então, vem oferecendo à população vários serviços especializados, como tratamento endodôntico (canal), cirurgia oral menor, periodontia (tratamento de gengiva) e diagnóstico bucal, com ênfase ao diagnóstico de câncer bucal.
O CEO possui ainda um Laboratório de Próteses dentárias credenciado para a confecção próteses dentárias parciais e totais.


Por Simone Silva

Nenhum comentário