Últimas Notícias

PICUÍ: Programas Sociais realizam culminância das atividades desenvolvidas no mês de maio sobre \"Recreio Orientado\"


Os Programas Sociais realizaram, no dia 30 de maio, a culminância das atividades desenvolvidas com as crianças e os adolescentes dos programas Adote uma Criança, NACAD e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos durante todo o mês de maio, abordando o tema "Recreio orientado: a paz começa agora", com a finalidade de estimular os educandos para o raciocínio e a criatividade, através de atividades dirigidas e recreativas.
Seguindo o Projeto Pedagógico planejado para o mês de maio, os educadores envolveram os educandos em espaços de brincadeiras de rua (Bola de gude, bambolê, queimada, taco, pega-pega, amarelinha, pular corda, cantigas de roda e vai-e-vem), dança e música (Dança da cadeira, ensaio de coreografia e de canto), esportes (Jogos de bola, cordas e corrida), e atividades artísticas (Produção artística com diversos materiais: papel, cola, tintas, revistas, jornais e recicláveis).
Este projeto surgiu da necessidade de envolver os educandos em atividades prazerosas, durante o recreio, para desenvolver neles o respeito e a solidariedade e evitar situações de bullying, identificadas no ambiente do Parque Ecológico Cultural. Os esportes e a arte têm um papel fundamental na formação de crianças e jovens, pois desevolvem conhecimentos, habilidades, valores e posturas que contribuem para um crescimento harmônico e para a formação da cidadania.
Durante o planejamento do projeto, os educadores realizaram trabalhos, em sala de aula, com textos sobre conceitos históricos para a reflexão do tema bullying; participaram da organização das atividades; e formaram as equipes dos monitores, com a eleição dos líderes de classe, para a divisão das atividades e dos espaços usados.
Ascom

Nenhum comentário