Fronteiras entre os municípios de Nova Palmeira/Picuí e Nova Palmeira/Pedra Lavrada vêm sendo motivo de controvérsias.
Clique na imagem para ampliá-la |
O município de Nova palmeira, localizado na região do Seridó Oriental paraibano tem uma extensão territorial de 310,352 km², fazendo divisas com os municípios de Picuí PB (a norte e leste), Pedra Lavrada PB (a sul e leste) e Carnaúba dos Dantas e Parelhas no RN (a oeste).
As divisas entre os municípios de Nova Palmeira/Picuí e Nova Palmeira/Pedra Lavrada vêm sendo motivo de controvérsias entre tais cidades nos últimos anos. Para tentar solucionar o problema, foi feita uma pesquisa junto ao IBGE com imagens de satélites e consultas cartográficas.
Com o advento da tecnologia GPS, notou-se que havia disparidade entre o que se acreditavam serem as divisas e o que estava realmente no papel, fato que gerou muita polêmica. Fazendo-se uma rápida pesquisa ao site do IBGE, pôde ser visualizado e comprovado com imagens de satélite e comprovados pelos dados oficiais daquela importante autarquia nacional.
Antigamente acreditava-se que a divisa norte (com o município de Picuí) se dava na estrada do sítio Passagens em direção ao sítio Tamanduá, porém, percebeu-se nos últimos anos que de fato, a verdadeira divisa, dar-se mais ao norte, mais ou menos na região do sítio Araújo (onde existe a ponte sobre o Rio Passagens), sendo que, o corte cartográfico se faz a partir de tal localidade, indo em direção sudeste, até o sítio Lamarão (comunidade que até então acreditava-se estar inteiramente dentro do município de Picuí). Com essa nova situação evidenciada pela topologia cartográfica, as comunidades Massapê, sítio Malhada Vermelha e parte do sítio Lamarão estão dentro do município de Nova Palmeira.
Clique na imagem para ampliá-la
Clique nas imagens para ampliá-la |
Clique nas imagens para ampliá-la |
Outro problema de mesma natureza pode ser observado na divisa sul do município de Nova Palmeira, onde se acreditava que a divisa com o vizinho município de Pedra Lavrada, ao norte do açude caldeirão, o que colocava aquele manancial dentro da área geográfica de Pedra Lavrada, o que nossa pesquisa revela ser um grande erro. Pelos dados e imagens de satélite pesquisadas é comprovado que o sítio e o açude Caldeirão encontram-se dentro do município de Nova Palmeira.
Clique na imagem para ampliá-la |
O mesmo fato se dá em relação ao sítio patos também na divisa entre os dois municípios, fato que já foi comprovado por blog lavradense “Voz de Pedra” em matéria publicada no dia 12 de março de 2012. (Link da matéria).
Clique na imagem para ampliá-la |
Conclusivamente, é necessário o reconhecimento político e popular em relação a tais dados e informações.
Para a comprovação e veracidade dos fatos aqui apresentados, os interessados devem acessar o seguinte endereço: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/fontes.php?lang
Texto: Raony Borges
Dados: IBGE
Nenhum comentário