NOVA PALMEIRA PB: Município implanta atendimento veterinário para cães e gatos.
Veterinário Valdir Dantas |
A prefeitura de Nova Palmeira, através da secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), firmou parceria com o médico-veterinário da cidade de Picuí, Valdir Dantas, para semanalmente realizar atendimentos, cirurgias e castrações em gatos e cachorros no município nova-palmeirense.
Na manhã desta quarta-feira (03/09), Valdir esteve no plenário da Câmara Municipal, onde foi recepcionado pelo prefeito José Felix Filho (Zinho), pela secretária de Saúde, Wilma Castro, pelos vereadores Tião de ‘Bebé’ e ‘Lana’ e pela coordenadora do Centro de Educação Popular (CENEP), ‘Nêga’ Lourdes.
Diante da presença das lideranças citadas, dos secretários municipais, agentes de saúde e representantes da sociedade civil, Valdir foi convidado a fazer uma explanação ao público de como será o trabalho com os cães e gatos do município.
Em destaque: Wilma, Erenildes, Zinho e Tião |
O especialista em animais explicou que, antes de tudo, será preciso fazer uma campanha educacional, com palestras nas escolas, bem como, buscar esclarecer a população em geral, a forma de como será o procedimento da ação.
O veterinário durante a palestra falou sobre doenças ocasionadas pelos animais, esmiuçando suas causas, vias de transmissão, sintomas e prevenção das zoonoses.
Valdir, também mostrou os cuidados básicos de higiene e limpeza, que cada pessoa deve ter com seu animal, evitando possíveis transmissões de algum mal.
O picuiense, ainda falou sobre a necessidade de realizar castrações, para o controle da população canina e felina que, além de alta, não para de crescer.
Após a palestra foi gerado um proveitoso debate, onde dúvidas foram tiradas com o médico, e exemplos do dia a dia, com os bichos de estimação ou mesmo de rua, foram mostrados.
“Parabenizo a administração em geral, pela ação lançada neste dia. Vamos vestir a camisa com responsabilidade. Quero dizer que uma gestão de verdade não se faz apenas com obras faraônicas, mas, principalmente com o cuidado com as pessoas, plantas e animais. Eu comecei a despertar para essa ideia, há algum tempo atrás, através dos ensinamentos do saudoso nova-palmeirense, Ivan Coelho Dantas e, coincidentemente, a ação está sendo implantada hoje, 03 de setembro de 2014, justamente um ano depois do seu trágico acidente”, disse Nêga Lourdes.
Nêga Lourdes fazendo as considerações finais |
Ao final do encontro, Wilma Castro, disse que maiores informações a respeito do tema abordado, procurar a secretaria de Saúde do município, que todas as dúvidas serão esclarecidas.
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário