SANTA LUZIA- PB: Trabalho de estudantes da Escola Pe. Jerônimo foi aceito para ser apresentado no IFPB-CAMPUS PICUÍ.
Estudantes do 1º ano do curso de
mineração da escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen – da cidade de Santa Luzia
Paraíba, orientados pelo pesquisador e professor Antonio de Pádua sobrinho,
tiveram o trabalho intitulado: "Construção de maquete de beneficiamento de
minério como ferramenta de práticas educativas". Aceito para ser apresentado na IV Feira de
Ciências do IFPB/Campus Picuí que traz como tema “Ciência e Tecnologia para o
Desenvolvimento Social".
A feira ocorrerá entre os dias 24 e
25 de setembro de 2014 (quarta e quinta-feira) no IFPB/Campus Picuí, com várias
atividades programadas: exposição de experimentos, demonstrações científicas,
salas temáticas, oficinas, palestras e atividades culturais. A Comissão Avaliadora informou que um total
de 146 trabalhos foram inscritos, sendo 102 aprovados. Os trabalhos serão
apresentados em forma de painéis ou stand. Os estudantes também estarão concorrendo
a algumas premiações.
Consulte aqui a lista dos trabalhos
aprovados e obtenha informações sobre o evento: http://conteudodigital.ifpb.edu.br/eventos/feiradecienciaspicui2014.
As Feiras de Ciências são eventos em
que os alunos são responsáveis pela comunicação de projetos planejados e
executados por eles. Durante o evento, os alunos apresentam trabalhos que lhes
tomaram várias horas de estudo e investigação, em que buscaram informações,
reuniram dados e os interpretaram, sistematizando-os para comunicá-los a
outros, ou então construíram algum artefato tecnológico.
Segundo o professor Antonio de
Pádua, normalmente um bem mineral não pode ser utilizado como é extraído, pois
raramente ocorre no estado puro na natureza e em seus jazimentos. Portanto
necessita-se, de ser submetidos a algum tipo de beneficiamento, visando seu
aproveitamento industrial. A ampliação das necessidades de descrição do meio
trouxe a relevância de existir ciências que trabalhem com beneficiamento, uma
delas é a de tratamento de minérios.
“Apesar de ser uma disciplina
técnica, os alunos promoveram um trabalho de construção de uma maquete de uma
unidade de beneficiamento de minério, para entenderem como funciona a mesma. A
prática educativa utilizada permitiu que os alunos compreendessem melhor não
apenas o funcionamento de uma unidade de beneficiamento, mas a importância
técnica de cada elemento e a relação entre a equipe criadora foi melhorada em
função do objetivo comum, atividades como essas promovem a união entre teoria e
prática” Disse Pádua.
Antonio de Pádua Sobrinho
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