https://picasion.com/

Últimas Notícias

PICUÍ: Secretaria de Saúde realiza ações para público masculino no Dia “D” da Campanha Novembro Azul.


A Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta sexta-feira (28/11), o Dia “D” da Campanha Novembro Azul, com uma palestra sobre a Prevenção do Câncer de Próstata, ministrada pelo urologista Gilberto Meneguesso.

O evento, que contou com todo apoio da Secretária de Saúde, Lucia Xavier,  aconteceu no Centro de Especialidades Médicas, com como objetivo de despertar, nos homens, a importância de cuidarem da própria saúde.  “Além da palestra, foi disponibilizado, para o público masculino, consultas, exames de PSA e ultrassonografia”. 


O que é câncer de próstata
É o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Sintomas
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Confira os sintomas que são suspeitos e merecem uma consulta ao médico:

A sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
Dificuldade de iniciar a passagem da urina.
Dificuldade de interromper o ato de urinar.
Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
Necessidade premente de urinar imediatamente.
Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).
Problemas em conseguir ou manter a ereção.
Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
Dor durante a passagem da urina.
Dor quando ejacula.
Dor nos testículos.
Dor lombar, dor na bacia ou joelhos.
Sangramento pela uretra.
Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Como prevenir
O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Um desses exames é o toque retal. É rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.



Ascom 

Nenhum comentário