https://picasion.com/

Últimas Notícias

PICUÍ: Açude do Narciso secou e Várzea Grande caminha pra isso.

Açude do Narciso
A cada dia que passa a situação de abastecimento de água no município de Picuí fica cada vez mais difícil. Agora quem começa a padecer com a falta de água são os habitantes da região do Distrito de Serra dos Brandões, o açude do narciso, principal reservatório que abastecia Brandões e região secou, agravando-se a situação da maior seca dos últimos 50 anos na região.

Em Picuí ainda temos água proveniente da represa de Várzea Grande. Nas medições feitas no último dia 16/01/2015, o referido reservatório tinha 2.150.901 m³ (Dois milhões, cento e cinquenta mil, novecentos e um metros cúbicos de água), o equivalente a 10% da capacidade máxima do reservatório. Passados 12 dias, esse volume já é bem menor.

Barragem de Várzea Grande
Os habitantes de Picuí, Nova Palmeira e Frei Martinho, cidades abastecidas com água de várzea grande, precisam se conscientizar que é necessário economizar água o máximo possível, caso contrário em breve estaremos padecendo com a falta definitiva do precioso liquido em nossas torneiras.

Há alguns anos existia em nossa cidade tanques públicos, onde a prefeitura abastecia a população urbana através dos referidos reservatórios, hoje em dia não existe mais, e agora o que fazer, será que existe um plano de emergência a ser colocado em pratica, caso a barragem de várzea grande seque de uma vez?
E o pior é que, segundo informações dos órgãos competentes, as perspectivas de inverno não são boas para 2015, provavelmente tenhamos mais um ano de seca.

Torcemos para que as obras de transposição sejam concluídas o mais breve possível, e as águas do rio São Francisco cheguem a nossa região.

Faz-se necessário abordarmos a realidade dos fatos, sem enganação, sem subterfúgios com a intenção de conscientizar os homens públicos e a população de que a situação, particularmente em nosso município é gravíssima.

Lembrem-se, ECONOMIZAR ÁGUA É PRECISO, caso contrário todos nós ‘pagaremos um preço muito alto’.

Açude do Narciso


Francisco Araújo
Imagens: Secretaria de Agricultura

Nenhum comentário