PICUÍ: Orientações para marcação de consultas e exames especializados nas unidades de saúde.
A Central de Marcação de Consultas e
Exames Especializados (CMCEE) é responsável pela gestão da demanda
ambulatorial, de média complexidade, do Sistema Único de Saúde (SUS) no
município de Picuí. Realiza a comunicação entre as unidades de Saúde da
Família, da atenção básica, e os prestadores de atendimentos especializados,
funcionando diariamente, de segunda à sexta-feira. A porta de entrada para a
Marcação de Consultas e Exames Especializados é a Unidade de Saúde do usuário.
Contando com uma equipe multidisciplinar,
a CMCEE desenvolve ações para ampliação da oferta de atendimentos
especializados. Dessa forma, busca garantir que a oferta disponível na rede de
prestadores seja otimizada e que a demanda por exames e consultas
especializadas seja atendida e garantida a todos e todas.
Para isso, a equipe analisa
sistematicamente as filas de espera e identifica onde há o maior número de
solicitações. A Central realiza o planejamento das ações para atender as
demandas que aguardam agendamento.
Para
marcação de exames e consultas especializadas, você deve seguir as seguintes
orientações:
1) Primeiro, procure o Agente
Comunitário de Saúde da sua localidade ou
UBS de Saúde da Família da comunidades para consulta com profissional de
saúde (medico).
2) Ao ser encaminhado pelo médico(a)
da unidade, você pode ter exames e consultas especializadas agendados
imediatamente no mesmo local. Se não houver vaga disponível no momento, você é
inscrito em uma lista de espera.
3) Para os casos mais graves, os
exames e consultas são priorizados. Basta que a unidade básica de saúde faça a
solicitação para priorização durante o agendamento. Caso não seja feita a
priorização nesse momento, pode ser solicitada após a inclusão na fila de
espera. Os profissionais reguladores da CMCEE avaliam a solicitação e, de
acordo com a justificativa informada, o atendimento pode ser priorizado,
mantido ou devolvido para reavaliação pelo profissional que solicitou.
4) Se você estiver na fila, sua
consulta ou exame será pré-agendado após a Central receber as vagas disponíveis
pelos prestadores. A CMCEE recebe mensalmente essas ofertas.
Atenção: é importante que você atualize o
seu endereço na unidade de saúde mais próxima ou não receberá as informações
para sua consulta. Caso possua mais de um cadastro de saúde, deve procurar o
Agente de Saúde responsável e solicitar
a unificação do cadastro.
5) Quando você receber informações
sobre a reserva da sua consulta ou exame, deve confirmar presença no dia e hora
pré-agendados. Você deve fazer essa confirmação até a data limite indicada Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Atenção: Se você não confirmar
presença no prazo estabelecido, irá perder o agendamento, será excluído do
sistema e terá que fazer nova consulta com o profissional do Centro de Saúde da
Família, reiniciando o processo. A vaga será reaproveitada pela unidade de
saúde. Lembre-se que a confirmação
precisa ser feita no posto onde fez o cadastro .
6) Quando o paciente confirma
presença, o sistema gera um código de controle. O profissional do posto de
saúde poderá anotar esse código na própria carta, ou imprimir uma guia de
autorização de consultas ou exames. A guia ou carta informa o tipo de
procedimento, local, hora, data e nome do profissional que irá atendê-lo.
7) Após realizar a consulta
especializada, o prestador do serviço deve agendar o retorno do paciente. Caso
o prestador onde você fez a consulta não lhe informe esse agendamento, solicite
à equipe do local a marcação do seu retorno.
Lembre-se
sempre: quando for
encaminhado pelo médico, não saia da unidade de saúde sem confirmar os dados do seu cadastro: nome,
endereço completo e telefone. Dessa forma, você evita perder a vaga, garante
agendamentos importantes de consultas e exames de forma mais fácil e rápida.
Fonte: Alex - ACS
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