PICUÍ: Trabalhos de pesquisa de alunos de Picuienses são publicados em livro internacional.

Para
o Coordenador do curso de Manutenção e Suporte em Informática, Almir Souza
Neto, isso representa um fator motivador para os estudantes, além de incentivar
e estimular a pesquisa, ainda no ensino médio. O Campus Picuí conta com um
grupo de pesquisa em tecnologia e já teve trabalhos aprovados em eventos como o
Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi).
Os
quatro trabalhos foram submetidos e aceitos na Conferência Mundial de Sistemas
de Tecnologias da Informação, realizada em Portugal e foram também contemplados
com a publicação em livro.
A obra
intitulada “New Contributions in Information Systems and Technologies”, da
editora Springer reúne uma seleção de artigos da Conferência realizadas em
abril deste ano, em Portugal. Trata das tendências atuais, resultados recentes
de pesquisas e dos desafios dos sistemas de informação através de investigação,
desenvolvimento tecnológico e suas aplicações.
O
professor Almir recebeu a notícia com muita satisfação e sentimento de dever
cumprido, demonstrando que fatores como este contribuíram para o bom desempenho
de seus alunos na graduação. “Um dos autores do trabalho concluiu em 2014 e foi
aprovado no Enem. Hoje cursa a graduação na UFRN, já conseguindo de imediato,
por conta do seu currículo, fazer parte de um grupo de pesquisa na área de
robótica na universidade”, comemora Almir.
Os
alunos participantes foram Marta Laís de Macedo Dantas, Joicy dos Santos Silva,
Marcus Paulo Soares Dantas e Paulo Vitor Souto Dantas do curso técnico
integrado ao médio em MSI, e George de Araújo Farias e Diego Oliveira da Silva
do curso técnico subsequente em MSI, orientados pelos professores Almir Souza e
Silva Neto, Antônio de Paula Dias Queiroz, Artur Luiz Torres de Oliveira e João
Ricardo Freire de Melo.
Os trabalhos publicados tinham como título:
“Cylindrical Rectangular Antenna for Wireless Communications”, “Antenna for
fifth generation (5G) using a EBG structure”, “STTP – A supporting tool for the
teaching of Physics using Android platform” e “Massive Open Online Course in
teacher training: between limitations
and possibilities”.
*Patrícia Nogueira – jornalista do
IFPB
Nenhum comentário