https://picasion.com/

Últimas Notícias

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PORTEIRAS: Tema principal a cochonilha do carmim.

Técnicos agrícolas Robson e Jairo
No último sábado (18), foi realizada uma reunião, na sede da ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE PORTEIRAS, que fica localizada na zona rural de Nova Palmeira-PB, e o principal tema tratado foi a Cochonilha do Carmim, uma praga que atinge a palma forrageira, e é causada por um tipo de inseto de tamanho minúsculo (que tem como nome científico Dactilopius Opuntae), mas, que tem um alto poder de devastação.

Na reunião, os agricultores que participaram, tiveram a oportunidade de assistir uma palestra, sobre o tema, que foi ministrada pelos técnicos agrícolas Robson Ferreira e Jairo Santos, que esclareceram dúvidas sobre essa praga, que vem tomando conta da palma forrageira de nossa região, desde o ano de 2010.

Para termos uma ideia do mal que a Cochonilha do Carmim faz, caso o Dactilopius Opuntae, tenha contato com uma única raquete de palma forrageira, ou “folha de palma”, como é conhecida popularmente, ele destrói todo o palmal ou “campo de palma”.

Segundo os ministrantes da palestra, essa praga é oriunda do México e chegou ao Brasil, na época que a “família real” habitava o nosso país, por que o rei de Portugal D. Pedro I pediu pra alguém trazer o Carmim, que naquela época era considerado nobre, para pintar suas roupas. E na Paraíba, a Cochonilha chegou através da comercialização de palma contaminada, com o Dactilopius Opuntae, oriunda da cidade pernambucana de Sertania, que faz fronteira com o município de Monteiro na PB.

Eles explicaram ainda, que o uso de agrotóxicos não elimina a cochonilha do carmim, e que a forma mais confiável de combater essa praga, é evitar sua proliferação nos palmais, e o uso das variedades de palma resistentes, citando como exemplo as três principais: Baiana, miúda e Orelha de Elefante.

Outro ponto interessante, é que o Carmim é utilizado por empresas de cosméticos para a fabricação de batom, um produto muito usado pelas mulheres, para embelezar os seus lábios.

No final da palestra, Jairo e Robson abriram um espaço para quem desejasse fazer alguma pergunta, e, em seguida distribuíram algumas raquetes de palma resistente à Cochonilha, com todos os presentes.


Texto de Ranieri Macedo, com adaptações de Jairo Santos/Sítio passagens em foco.
Foto Ranieri Macedo

Nenhum comentário