https://picasion.com/

Últimas Notícias

Precariedade no serviço de transporte em Picuí prejudica universitários.

Nesta última Terça-feira (06), os alunos de Picuí, mais uma vez, dependeram de carona. Uma das peças do ônibus caiu e se arrastou por alguns metros no asfalto, fazendo o ônibus parar.  Foto: Ítalo Clarke
Não é nenhuma novidade a precariedade no serviço de transporte que leva os estudantes universitários de Picuí até Campina Grande. Mas o que vem acontecendo nos últimos dias já deve ser considerado um absurdo.

Há mais de duas semanas os estudantes picuienses vêm sofrendo com a falta de transporte. Falo de FALTA, pois não faz o menor sentido contar com um transporte que já quebrou várias vezes em um curto período de tempo.
O fato dos nossos ônibus serem antigos e serem usados para transportar alunos da zona rural, não justifica a falta de manutenção e o descaso por parte da prefeitura. Quando quebrado, dizem que o consertam, mas sempre volta com um problema pior.

Ficar no meio da estrada (às vezes, até durante a noite), virou rotina. Sujeitos a assaltos ou qualquer tipo de acidente, esperando a ajuda de quem for passando.
Nessas últimas semanas, andando praticamente TODOS OS DIAS nos ônibus de outras cidades, podemos comparar uma enorme diferença entre os ônibus: Ônibus limpos, bem estruturados e super conservados. Sei que parte da limpeza/conservação deve partir da consciência de cada aluno. Mas eu tenho certeza que a poeira/lixo que tem acumulado dentro dos nossos ônibus são mais velhos do que eu.
Os estudantes que não conseguem carona para a Universidade 
voltam para Picuí. Neste caso, na carroceria de um caminhão.
Quarta-feira o nosso ônibus quebrou. Passamos a quinta, a sexta, o sábado e o domingo sem aula (inclusive a rede municipal). Chegando a segunda, os responsáveis pelos transportes do nosso município só disponibilizaram APENAS uma van, sem avisar antecipadamente NADA. 
                                                                           
Resultado: Quase 60 alunos para uma van com apenas 15 lugares = Guerra para conseguir uma vaga. E ainda teve gente que arriscou ir em pé, dentro da van, na ideia de tentar uma carona com os ônibus de outras cidades. Alguns conseguem chegar à Universidade, outros perdem provas e acabam sendo prejudicados.

Juntamos, a cada dia, uma nova "aventura" (nada agradável) para contar, levando dentro de nós a incerteza do que vai ou não acontecer durante a viagem.
Ônibus da prefeitura de Sumé, disponibilizado para os universitários.
Bem diferente de nós (e muito bem representados, por sinal) estão os nossos colegas de Sumé, que, através do deputado estadual Branco Mendes (atendendo ao pedido do prefeito doutor Neto e do vice, Éden Duarte), conseguiram destinar uma emenda no valor de R$ 600 mil para aquisição de um ônibus rodoviário para o transporte de todos os universitários que se deslocam até Campina Grande. O ônibus vem equipado com duas televisões, climatização e poltronas executivas.

Dentro da situação em que nos encontramos, ficaríamos satisfeitos com APENAS um ônibus que conseguisse chegar em Campina Grande sem nenhuma complicação. Isso já seria um avanço, pois não é nada legal depender da boa vontade das cidades vizinhas, apesar da imensa gentileza que eles têm demonstrado.

Enfim, precisamos de uma mudança já!


Por: Yasnaya Delly - estudante de Jornalismo da UEPB, mora na cidade de Picuí-PB e é natural de Campina Grande.

Nenhum comentário