CAICÓ RN: Preso morre de tuberculose e diretor teme surto em penitenciária.
A
morte de um preso infectado por tuberculose na madrugada deste sábado (6)
deixou em alerta a direção da Penitenciária Estadual do Seridó Desembargador
Francisco Pereira da Nóbrega, o ‘Pereirão’, em Caicó, no Rio Grande do Norte. O
diretor da unidade prisional, Alex Alexandre, teme um surto da doença. A
infecção foi confirmada pela equipe médica do Hospital Regional de Caicó, onde
o detento Nariane dos Santos Silva, de 31 anos, estava internado desde o dia 30
de maio.
"Percebemos
o preso em péssimo estado quando fizemos uma vistoria", conta Alexandre,
que recebeu um laudo médico atestando "um quadro clínico avançado de
tuberculose pulmonar com pneumonia". De acordo com o diretor, a vítima
estava preso com mais 60 homens em um dos pavilhões da penitenciária. Uma
equipe médica da prefeitura da cidade, segundo Alexandre, vai ao Pereirão na
próxima terça-feira (9) para realizar exames nos outros detentos. "Existe
a preocupação de um surto", afirma.
O
diretor do ‘Pereirão’ explica que a doença só foi percebida no dia 30 porque a
unidade ainda sofre com a destruição deixada após a onda de rebeliões que
atingiu o sistema penitenciário potiguar em março deste ano, quando pelo menos
14 das 33 unidades prisionais do estado foram danificadas. "A ala em que o
preso estava ainda não foi reformada e está sem grades, com os presos soltos,
de forma que não vimos a situação do detento nem os colegas de cela falaram
nada. Não sabíamos do problema dele", acrescenta.
De
acordo com Alex Alexandre, o preso respondia a processos por roubos e
homicídios. "Os assassinatos foram cometidos dentro de presídios. Um deles
aqui em Caicó. Era um preso perigoso", ressalta o diretor do ‘Pereirão’. O
óbito de Nariane dos Santos foi confirmado pelo hospital por volta das 4h deste
sábado.
A
Penitenciária de Caicó está superlotada. Com capacidade para 347 detentos, a
unidade tem atualmente 550 homens encarcerados em cinco pavilhões.
G1


Nenhum comentário