Em 5 anos, Campus da UFCG de Cuité já investiu mais de R$ 1 milhão em equipamentos para laboratórios.
Para
2015 foram já foram solicitados cerca de R$ 345 mil
A
direção do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG em Cuité divulgou nesta
semana uma planilha apresentando um balanço de investimentos para os
laboratórios do campus, que comprovou que o CES já investiu mais de R$ 1 milhão
para a compra de equipamentos e manutenção de laboratórios. Os dados foram
apresentados durante reunião, realizada na última quarta-feira (03), entre o
diretor Ramilton Marinho e o Chefe de Divisão de Materiais do CES, Israel
Araújo.
A
planilha analisada trata de investimentos em laboratórios entre 2010 a 2014,
quando foram investidos R$ 1.077.615,55 em equipamentos e R$ 283.442,06 em
custeio para os laboratórios do CES. De 2010 para cá, também foram inaugurados
os Blocos de Laboratório da Nutrição, os Laboratórios de Eletroquímica e Corrosão,
de Biocombustíveis e Laboratório de Catálise. Para o mês de setembro está
prevista a inauguração do novo prédio de laboratórios.
Os
dados mostram que em 2014, por exemplo, foram solicitados R$ 493.554,33 e
empenhados R$ 339.171,88 em equipamentos. Veja a planilha completa: http://bit.ly/1QwTwjC.
Durante
a reunião também foi realizada uma conferência dos pedidos de equipamentos para
os laboratórios do campus de Cuité no ano de 2015, cujo prazo encerrou na
sexta-feira passada (29). A soma das solicitações dos diversos laboratórios do
CES para este ano totalizaram uma valor de R$ 347.051,32, os quais começaram a
ser licitados a partir desta semana.
Quanto
ao material de consumo de laboratórios (reagentes, vidrarias, assessórios para
uso didático, etc.) a solicitação de 2015 foi de R$ 88.694,05 e já se encontra
em processo de licitação.
“Desde
que assumimos a direção em 2009 temos priorizado a construção e aquisição de
equipamentos para os laboratórios. Porém, não é fácil começar do zero, como o
fizemos na maior parte dos laboratórios. No entanto, o grande problema que
temos refere-se ao consumo de laboratórios (reagentes, vidrarias, assessórios
de uso didático), pois o processo licitatório é mais complicado, por
dificuldade de participação de fornecedores, além de se tratar de um volume
muito grande de pedidos em quantitativos pequenos”, declarou Ramilton Marinho.
O
diretor cita um exemplo do ano passado quando foi pedido R$ 131.263,43 em
material, mas só houve êxito para o montante de R$ 42.442,10. Além disso,
alguns laboratórios não entregam a tempo seus pedidos, dentro do padrão para
licitá-los.
Já
o chefe da Divisão de Materiais do CES, Israel Araújo informou que vem
alterando procedimentos para a melhora dos serviços. “Hoje, quando lançamos uma
licitação no sistema, comunicamos ao requisitante, o qual que fica sabendo do
numero do pregão e seu agendamento e a partir daí ele pode acompanhar o
processo e os prazos para a devida entrega do seu material. Não havendo êxito,
o requisitante que acompanha seu pedido logo o repete, porém muitas vezes, ele
não acompanha e como temos que lidar com diversas licitações e todas urgentes,
aquele pedido somente vai ser lançado no exercício posterior”, disse.
Para
dar transparência aos processos licitatórios no Centro de Educação e Saúde, bem
como ajudar no acompanhamento, todos eles estão disponibilizados no Portal do
CES http://www.ces.ufcg.edu.br, através do link: ‘Mural de Licitações’.
(Ascom/CES
- 05.06.2015)


Nenhum comentário