Governo do Estado realiza Seminário Estadual de Gestão Pedagógica.
![]() |
| Imagem Ilustrativa - Da internet |
O Governo do Estado, por meio da
Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza das 8h às 17h desta terça-feira
(9), o Seminário Estadual de Gestão Pedagógica (Segep). O evento objetiva
lançar o Plano de Metas de Indicadores Educacionais das escolas estaduais para
gerentes regionais de Educação, coordenadores pedagógicos das GREs, diretores e
professores. O lançamento do PMIE ocorrerá no auditório da Asplan, em João
Pessoa.
De acordo com a secretária de Estado
da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, o Plano visa também promover
reflexões sobre a formação de cidadão com competências e habilidades
necessárias à inserção social. “Para
isso, cumpre orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos projetos
pedagógicos das escolas, da rede estadual de ensino, apontando medidas de
melhoria da prática educativa e, neste momento, assume o desafio de projetar
metas de indicadores por escola, a partir dos resultados do Índice de
Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB) de 2012 a 2014”, ressaltou.
Na ocasião, será lançado também o
Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), que visa trabalhar na escola o alcance
das metas. “A partir da proposta cabe a cada escola avaliar sua prática
educativa, planejar e elaborar seu PIP, envolvendo toda a comunidade escolar,
para que os índices sejam alcançados no IDEPB, que será aplicado em setembro
deste ano”, explicou Roziane Marinho.
As metas das escolas da rede
estadual de ensino foram calculadas, utilizando as informações do IDEPB, que
leva em conta o fluxo escolar e a proficiência dos estudantes, de modo que, no
âmbito estadual, cada escola alcance a previsão de: média 6,0 em 2021 para o 5º
ano, média 6,0 em 2025 para o 9º ano e média 6,0 em 2028 para a 3ª série do
Ensino Médio.
Durante o evento serão discutidos os
aspectos conceituais e metodológicos do Plano de Metas e apresentada a proposta
de Plano de Metas por escola, além de estudo de caso, pelo professor Dr. Wagner
Resende do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade
Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). À tarde a secretária Roziane Marinho,
abordará o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) a partir das metas do IDEPB e
serão apresentadas experiências exitosas de escolas estaduais que desenvolvem
ações a partir da análise dos resultados deste índice.
Secom


Nenhum comentário