Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 revela que 37% usam internet diariamente, contra 7% que leem jornal.
A "Pesquisa Brasileira de Mídia
2015" (PBM 2015), encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da
Presidência da República (Secom), aponta que de cada 100 pessoas, 37 utilizam a
internet todos os dias, contra apenas 7 que leem jornais diariamente. O estudo
mostra também que quase a metade dos brasileiros, 48%, usa internet, enquanto
apenas 21% dos brasileiros leem jornais ao menos uma vez por semana. Além
disso, a PBM 2015 mostra que o brasileiro já gasta cinco horas do seu dia
conectado à internet e que o percentual de pessoas que utilizam a internet
todos os dias cresceu de 26% na PBM 2014 para 37% na PBM 2015.
A pesquisa foi encomendada pela
Secom ao Ibope para compreender como o brasileiro se informa. O Ibope ouviu
mais de 18 mil entrevistados.
Conforme a PBM 2015, a televisão
segue como meio de comunicação predominante. De acordo com a pesquisa, 95% dos
entrevistados afirmaram ver TV, sendo que 73% têm o hábito de assistir
diariamente.
O rádio continua o segundo meio de
comunicação mais utilizado pelos brasileiros, mas seu uso caiu na comparação
entre a PBM 2014 para a PBM 2015 (de 61% para 55%). Em compensação, aumentou a
quantidade de entrevistados que dizem ouvir rádio todos os dias, de 21% em 2014
para 30% em 2015.
Já o hábito de uso da internet se
intensificou, segundo esta nova pesquisa, comparado ao resultado obtido na PBM
2014. Os usuários das novas mídias ficam conectados, em média, 4h59 por dia
durante a semana e 4h24 nos finais de semana - na PBM 2014, os números eram
3h39 e 3h43 -, valores superiores aos obtidos pela televisão.
Em média, os brasileiros passam 4h31
por dia expostos ao televisor, de segunda a sexta-feira, e 4h14 nos finais de
semana.
Mais do que as diferenças regionais,
são a escolaridade e a idade dos entrevistados os fatores que impulsionam a
frequência e a intensidade do uso da internet no Brasil. Entre os usuários com
ensino superior, 72% acessam a internet todos os dias, com uma intensidade
média diária de 5h41, de segunda a sexta-feira. Entre as pessoas com até a 4ª
série, os números caem para 5% e 3h22. 65% dos jovens na faixa de 16 a 25 se
conectam todos os dias, em média 5h51 durante a semana, contra 4% e 2h53 dos
usuários com 65 anos ou mais.
O uso de aparelhos celulares como
forma de acesso à internet já compete com o uso por meio de computadores ou
notebooks, 66% e 71%, respectivamente. O uso de redes sociais influencia esse
resultado. Entre os internautas, 92% estão conectados por meio de redes
sociais, sendo as mais utilizadas o Facebook (83%), o Whatsapp (58%) e o
Youtube (17%).
Televisão
O tempo de exposição à televisão
sofre influência do gênero, da idade e da escolaridade. O televisor fica mais
tempo ligado na casa das pessoas com até a 4ª série (4h47) do que no lar das
pessoas com ensino superior (3h59). De segunda a sexta-feira, as mulheres
(4h48) passam mais horas em frente à TV do que os homens (4h12). Os brasileiros
de 16 a 25 anos (4h19) assistem cerca de uma hora a menos de televisão por dia
da semana do que os mais velhos, acima dos 65 anos (5h16).
Jornais
Permaneceu estável, entre os dois
levantamentos da PBM, o percentual de brasileiros que leem jornais ao menos uma
vez por semana: 21%. Apenas 7% leem diariamente, sendo a segunda-feira o dia da
semana mais mencionado pelos leitores (48%), e o sábado o menos mencionado
(35%). Dentre esses leitores dos jornais, 15% com ensino superior e renda acima
de cinco salários mínimos (R$ 3.620 ou mais) leem jornal todos os dias. Entre
os leitores com até a 4ª série e renda menor que um salário mínimo (R$ 740), os
números são 4% e 3%.
O uso de plataformas digitais de
leitura de jornais ainda é baixo: 79% dos leitores afirmam fazê-lo mais na
versão impressa, e 10% em versões digitais. Piauí, Ceará e Paraná são os
estados com maior adesão às versões on-line dos periódicos, respectivamente,
39%, 25% e 22%. Amapá, Amazonas e Rio Grande do Sul, os estados com menor
adesão, respectivamente, 2%, 3% e 3%.
Revistas
Encontrou-se um cenário semelhante
ao dos jornais em relação às revistas: 13% dos brasileiros leem revistas durante
a semana, número que cresce com o aumento da escolaridade e da renda dos
entrevistados. As versões impressas (70%) são mais lidas do que as versões
digitais (12%). Maranhão, Piauí e Ceará são os estados com maior adesão às
versões on-line, respectivamente, 29%, 22% e 21%. Acre, Roraima e Paraíba, os
estados com menor adesão, respectivamente, 0%, 3% e 3%.
CONFIRA
OS NÚMEROS
95% veem TV - sendo que 73% têm o
hábito de assistir diariamente
55% escutam rádio
30% ouvem rádio todos os dias
48% usam internet
37% usam internet diariamente
21% leem jornais ao menos uma vez
por semana
7% leem jornais diariamente
13% leem revistas
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