Projeto de lei propõe construção de banheiros para clientes de bancos na PB.
O
deputado estadual Frei Anastácio (PT - foto) apresentou um projeto de lei, na
Assembleia Legislativa - que se for transformado em lei -, obrigará as agências
bancárias de toda Paraíba a construírem banheiros para os clientes em
atendimento. O projeto prevê multa de R$ 1 mil, por dia, para o banco que
descumprir a lei.
“O
que a gente ver nos bancos, são filas e mais filas com clientes ficando horas a
espera de atendimento e não existe onde fazer as necessidades fisiológicas. Eu
nunca entendi o porquê dos bancos não terem banheiros”, disse o deputado.
De
acordo com a iniciativa, as agências terão que dispor de equipamentos
sanitários destinados ao atendimento dos dois gêneros, masculino e feminino.
A
propositura, de acordo com o petista, reveste-se de grande importância na
medida em que considera o atendimento de uma das necessidades mais prementes do
ser humano. “Esse nosso projeto já é lei em vários estados do país, sendo, por
essa razão, pacificada a necessidade de também normatizar a situação na
Paraíba”, argumentou Frei Anastácio.
Conforme
o projeto, as agências bancárias terão prazo de até 180 dias, a contar da
vigência da lei – caso o projeto seja aprovado e sancionado - para instalar os
equipamentos exigidos.
A
agência bancária que descumprir a lei será punida. Primeiro será feita uma
advertência, com notificação para que efetue a regularização e instalação do
equipamento em até 60 dias úteis.
“Se
a instituição financeira persistir no descumprimento da lei, será aplicada
multa diária de R$ 1mil. “Dessa forma, espero que os meus pares olhem para esse
projeto com carinho”. A matéria já está em tramitação na Assembleia e deverá
ser apreciada antes do recesso parlamentar”, destacou Frei Anastácio.
Ascom


Nenhum comentário