https://picasion.com/

Últimas Notícias

Governo realiza encontro das mulheres do Semiárido em Campina Grande.


Com o intuito de contribuir para a pauta da igualdade de gênero e o fortalecimento de espaços de participação da mulher do campo, o Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), realiza o Encontro de Mulheres do Semiárido Paraibano. O evento acontece nesta quinta-feira (6), a partir das 7h, na praça Clementino Procópio, em Campina Grande, com a realização da Feira das Mulheres do Semiárido, e segue com a programação no Hotel Day Camp.

Com o lema “Construindo participação e partilhando poder”, a ação tem o objetivo de contribuir na formação das mulheres do campo, estimulando a participação feminina nos espaços de decisão, e promove o intercâmbio de práticas produtivas de convivência com o Semiárido existentes nas comunidades rurais.

“O encontro das mulheres é um espaço de formação, discussão e troca de experiências. Estamos contribuindo para o fortalecimento da pauta da igualdade de gênero, da autonomia da mulher do campo e, ao mesmo tempo, dando visibilidade às ações de convivência com o Semiárido existentes nas comunidades beneficiárias do Procase”, comenta o coordenador do Procase, Hélio Silva Barbosa.

Participam do encontro cerca de oitenta agricultoras e artesãs dos territórios de atuação do Procase, além de representantes de instituições da sociedade civil e do poder público que desenvolvem ações voltadas para a pauta da igualdade de gênero, como o Cunhã – Coletivo Feminista, e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

Na programação do evento, a partir de rodas de conversa, apresentações e oficinas temáticas, vão ser discutidas questões sobre participação e poder das mulheres do campo, igualdade de gênero, autonomia econômica e convivência com o Semiárido, e gestão de empreendimentos agrícolas e não agrícolas.

Feira das Mulheres do Semiárido – Serão expostos produtos de origem agrícola, como hortaliças orgânicas, polpas e compotas de frutas, e produtos de origem não agrícola como o artesanato da renda renascença, e a produção de vassouras agroecológicas com a utilização de garrafas pet.

O Procase – O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú é uma ação do Governo do Estado da Paraíba que conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, para apoiar iniciativas de organizações de agricultores/as familiares em 56 municípios paraibanos, buscando desenvolver ações que fortaleçam a convivência com Semiárido.



Ascom 

Nenhum comentário