https://picasion.com/

Últimas Notícias

PICUÍ: Vereador Olivânio propõe ao Governo do Estado a construção de uma adutora de engate para abastecer a zona urbana e os distritos do município com água de beber.


O Vereador Olivânio Remígio (PT/Foto) está apresentando ao Governo do Estado da Paraíba uma solução para a falta de água potável para consumo humano em Picuí e nos distritos de Serra dos Brandões e Santa Luzia do Seridó. Segundo o parlamentar Picuiense, a solução seria a construção de uma adutora de engate rápido com o objetivo de fornecer água de beber em quantidade racionalizada, advinda da adutora Monsenhor Expedito que capta água. Confira abaixo e na integra o requerimento do vereador:

REQUERIMENTO Nº 112/2015
EMENTA: Solicita do Governo do Estado da Paraíba a adoção de plano/medidas/ações em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte para o abastecimento de água potável na zona urbana do município de Picuí – incluindo os distritos de Serra dos Brandões e Santa Luzia, com a construção de adutora de engate rápido com o objetivo de fornecer água de beber em quantidade racionalizada, advinda da adutora monsenhor Expedito do Rio Grande do Norte.
       
Justificativa
Conforme levantamento realizado por este gabinete parlamentar, a oferta de água para a população urbana em Picuí encontra-se em nível crítico, os principais reservatórios já atingiram o nível de segurança ou já secaram completamente, a recarga dos volumes hídricos não tem acontecido nos últimos 4 (quatro) anos e o resto que sobra possui grande teor de salinidade, sendo praticamente impossível utilizar para o consumo humano.
A alternativa seria a interligação de adutora pelo sistema Adutor do Cariri conforme consta no Requerimento nº 22/2015 de 09 de março de 2015 encaminhado ao Governo da Paraíba, mesmo assim a situação é crítica devido ao baixo volume do Açude de Boqueirão, alternativa essa que só será amenizada com a transposição das águas do Rio São Francisco.

No momento, a alternativa que nos resta é a construção de uma adutora de engate rápido interligando o Sistema Adutor Agreste/Trairí/Potengi (Adutora Monsenhor Expedito) que entrou em operação em 1997, inicialmente com previsão de atendimento de 23 (vinte e três) sedes municipais e 45 (quarenta e cinco) comunidades rurais, tendo a previsão de atendimento a uma população, em seu horizonte de projeto (2016) de aproximadamente 222.336 habitantes, com captação inicialmente apenas no Complexo Lacustre Bonfim.

Conforme consta no seu plano de expansão, a adutora atende os municípios de Barcelona, Boa Saúde, Bom Jesus, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Ielmo Marinho, Jaçanã, Japi, Lagoa D´Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes Pintadas, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, Rui Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São Bento do Trairí, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo e Tangará, como também 271 comunidades rurais nestes mesmos municípios e em Macaíba, Monte Alegre e Santo Antônio, totalizando aproximadamente 250.000 habitantes.

A cidade mais próxima à Picuí é Jaçanã com aproximadamente 25 km de distância, para poder fazer a interligação da adutora.

A proposta em tela visa tão somente, a garantia de água para o consumo humano, não necessariamente a oferta de água nas torneiras. No entanto, reitero a solicitação para que o Governo da Paraíba, adote essa medida de negociação com o Governo do Rio Grande do Norte no sentido de garantir a extensão do Sistema Adutor Agreste/Trairí/Potengi (Adutora Monsenhor Expedito) para o município de Picuí/PB, tendo em vista que não há no raio de 100 km outro reservatório que possa suprir a demanda da população urbana desse município, mesmo que emergencial, a não ser a disponibilidade da adutora em questão.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Picuí/PB, 28 de setembro de 2015
       

Olivânio Dantas Remígio
Vereador – PT

Do Gabinete

Nenhum comentário