https://picasion.com/

Últimas Notícias

Aluna de Picuí é destaque no Portal do Parque Tecnológico da Paraíba com projeto inovador.


Dispositivo acoplado em cinto de segurança evita acidentes com crianças.

A paraibana Josseane Fátima de Lima, aluna do ensino médio da  Escola Estadual Professor Lordão, em Picuí, está se destacando na I Olimpíada de Inovação da Paraíba por desenvolver o projeto “Dispositivo sonoro acoplado ao cinto de segurança da cadeira do bebê ou criança”, que tem como objetivo assegurar que a criança não seja esquecida dentro do veículo.

Além de ser selecionado em primeiro lugar durante uma Feira de Ciência e Tecnologia, em Picuí, como a melhor proposta de ensino médio inovador, o projeto foi apresentado para o secretário de Educação do Estado, que apoiou o desenvolvimento do mesmo. Em conversa, Josseane comenta que o número de acidentes deste tipo vem crescendo muito e está se tornando um fato preocupante que pode ser evitado e, de forma consciente.

“Como dizia Airton Sena, para transformar a educação temos que começar transformando as crianças, pois são o futuro da população do planeta. Tais prevenções também devem ser ensinadas para as próprias crianças, enquanto papel de pais. Acredito que não existe um crime maior do que a perda de um filho, por descuido e falta de atenção. Na oportunidade, eu apresentei a minha ideia para toda a comunidade acadêmica com a intensão de ajudar ao próximo. Pretendo divulgar para o mundo, não importa o lugar, eu irei apresentar a minha solução que pode salvar milhões de vidas indefesas. E como dizia Paulo Freire mudar é difícil, mas é possível’”.

Com intuito de transformar o uso do dispositivo em Lei, a aluna encaminhou para a Câmara dos Deputados para ser aprovado e, por fim, sancionado. “Acredito que minha ideia pode ser aplicada como Lei no Brasil. Esquecer uma criança dentro do carro é considerado um crime de homicídio culposo, quando não tem intensão de matar. Eu faço questão de apresentar a minha ideia para o mundo, quero salvar crianças, elas são indefesas”, comentou Josseane.

O professor Robson Ferreira comenta entusiasmado pela competência que a aluna obteve ao idealizar um projeto de relevância social. “Tenho orgulho de orientá-la, essa ideia é genial. A preocupação da minha aluna com as crianças esquecidas pelos condutores, dentro de seus automóveis, me emociona. Eu tenho apenas orientado nas pesquisas e nas leituras, sugerindo ideias com mais dois profissionais de Física, da UFCG. Acredito que pode ser aprovado como Lei. Muitas vezes me pergunto como uma ideia dessas pode sair da mente de uma adolescente. É um sistema inovador e simples no mercado. A relevância social me impressiona!”, frisou.

O desenvolvimento do projeto tem o apoio da coordenação da Escola, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, com orientação de um professor de Física, coordenador de um projeto de pesquisa de iniciação à docência da UFCG, e dois alunos do curso.

Sobre a Olimpíada 
 A 13ª Feira de Tecnologia de Campina Grande - 13ª FETECh - está sediando a I Olimpíada de Inovação da Paraíba. A iniciativa é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com diversos integrantes do Sistema de Inovação do Estado da Paraíba. O evento, tem como objetivo de fomentar uma ação conjunta das instituições públicas de ensino superior da Paraíba, com apoio de instituições socialmente reconhecidas pelo apoio ao desenvolvimento local e regional, e com as demais instituições públicas ou privadas que estejam desenvolvendo ações inovadoras e empreendedoras com forte apelo social.

Com o tema “Ideias e Soluções Criativas” concebidas pela comunidade acadêmica das instituições de ensino, pesquisa e extensão e demais instituições públicas e/ou privadas que desenvolvem ações inovadoras, de modo a criar um ambiente inovador que permita a apresentação e discussão de ideias e soluções inovadoras para problemas demandados por organizações governamentais, segmento empresarial, e a sociedade em geral.



Fonte: Assessoria Fetech com informações de Jaime Souza.

Nenhum comentário