Alunos de Mineração da Escola Padre Jerônimo Lauwen participam de aula de campo em minas e garimpos.
Os
alunos do curso de mineração da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, da
cidade de Santa Luzia, acompanhados pelos professores Antônio de Pádua Sobrinho,
Clóvis Junior e Fabrício Olegário, participaram de uma aula de campo realizada
em minas e garimpos da região onde ocorre a exploração de quartzito.
A
aula envolveu as disciplinas de Planejamento de Minas, Segurança do Trabalho,
Tratamento de Minérios, Geologia, Serviços e Equipamentos de Mineração,
Topografia e Geoprocessamento. Na
ocasião, os alunos puderam entender todo o processo de mineração, iniciado
desde a lavra até o beneficiamento da rocha.
A
visita fez parte das atividades do projeto “Conhecendo a importância
socioeconômica do potencial geológico dos municípios de Santa Luzia, Várzea e
Junco do Seridó/PB”, orientado pelo professor Antônio de Pádua Sobrinho.
Segundo o professor, é importante que a sociedade conheça as potencialidades
minerais, principalmente da localidade na qual está inserida.
“Os
municípios de Santa Luzia, Várzea e Junco do Seridó têm um grande potencial
geológico, são detentores de grandes reservas minerais, com atividades
extrativas já consagradas há anos, onde se destaca a exploração de vermiculita,
quartzito e caulim. Esse patrimônio geológico é desconhecido pela maioria da
população local e regional”, explicou o professor Pádua.
O
projeto está sendo desenvolvido por meio de aulas teóricas em sala de aula e
práticas no campo, com visitas a garimpos e minas. Nas visitas os alunos
realizam levantamentos geológicos, identificam os principais recursos minerais
existentes nesses locais, coletam amostras minerais, conhecem, entendem e
descrevem como ocorre sua exploração, beneficiamento e comercialização, dando
ênfase a importância socioeconômica deste potencial para a população local.
De
acordo com o professor Pádua, o conhecimento geológico fica limitado aos meios
acadêmicos e científicos, o que acaba trazendo consequências negativas em
relação à sua preservação, acarretando sérios problemas sociais e ambientais
decorrentes da falta de informação por parte da população. “Este projeto está
sendo de extrema importância, pois a partir dos estudos e dados que estamos
coletando, os alunos, comunidade escolar e sociedade local irão conhecer o
potencial geológico que esses municípios possuem, como ocorre sua exploração e
beneficiamento, até a sua comercialização, bem como a importância
socioeconômica para a população local e regional”, destacou o professor,
explicando que por meio do projeto os alunos realizam avaliações críticas e
apresentam alternativas para os possíveis problemas observados, contribuindo
para a preservação e aproveitamento racional do patrimônio geológico.
“Estamos
aperfeiçoando a prática profissional dos futuros técnicos em mineração. Estes
estudos de campo unem o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a
prática. A partir disso os alunos conhecem e compreendem melhor a futura
profissão, trazendo ganhos significativos na qualificação profissional deles
que, em breve, serão inseridos no mercado de trabalho”, contou o professor
Pádua.
Todas
as rochas e minerais coletados são catalogados pelos alunos que estão montando
um acervo mineralógico na escola Padre Jerônimo Lauwen. Este acervo está sendo
utilizado para auxiliar as aulas teóricas e práticas do curso de mineração e de
outras disciplinas afins que abordam a mesma temática. “Até o mês de setembro
estamos com várias atividades programadas, dentre eles outras visitas a minas e
garimpos e palestras voltadas ao tema que serão ministradas por profissionais
ligados a área”, finalizou o professor.
secom
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