Escola de Cubatí usa pesquisa sobre consumo de drogas na região para ensinar matemática e conscientizar alunos sobre o tema.
Alunos de uma escola de
Cubati, no Seridó Paraibano, estão tendo contato com a realidade social da
região através das disciplinas que estudam em sala de aula. A ideia é simples e
funciona assim: os dados que integram o Diagnóstico Municipal de Usuários de Drogas,
estudo realizado pelo projeto Reinserir, são utilizados, por exemplo, para
ensinar matemática aos jovens. A iniciativa é do diretor da Escola Estadual
Iolanda Tereza Chaves Lima, Silvano Fidelis, que integra o Grupo de Trabalho do
Projeto no município.
"Nós percebemos que
poderíamos trabalhar isso na sala de aula das mais diferentes formas. Os
professores de matemática trabalharam a porcentagem, dados estatísticos, a
partir do diagnóstico do município de Cubatí. Outros professores também fizeram
uso desse material", destaca o diretor.
A intenção é ampliar a
iniciativa. Silvano quer usar as informações do Diagnóstico nas lições de
química, biologia e até em língua portuguesa, a partir da produção textual
sobre o tema das drogas. Ele também conta que a abordagem didática do assunto
já pode ser percebida, como em um relato de uma mãe de aluna. "A mãe até
citou o exemplo. Disse que fuma e muitas vezes a filha a repreende, dizendo que
aquilo é prejudicial para a saúda da mãe e da filha, que não está fumando, mas
está recebendo toda a substância", ressalta.
Além de Cubatí, o
Diagnóstico foi realizado em outras 12 cidades da região. O Projeto Reinserir é
executado pela Confederação Nacional dos Municípios com financiamento da União
Europeia e tem o objetivo de estimular a criação de políticas públicas para a
reinserção de usuários de drogas em tratamento.
*José Marques/Governo
PB
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