Escola de Nova Palmeira (PB) aposta em projeto sobre emoções para resgatar autoestima e relacionamento familiar.
Na semana em que a campanha
Reinserir para Transformar destaca a importância da família do processo de
reinserção, uma escola de Nova Palmeira (PB) chama a atenção com uma boa
prática que trabalha emoções e relacionamento familiar. Trata-se do projeto
Fábrica de Sonhos: o valor das emoções, promovido pela Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Antônio Coelho Dantas, com o objetivo de resgatar a
autoestima dos alunos a partir de suas histórias e sentimentos.
A iniciativa tem origem na
metodologia do projeto Liga pela Paz, do governo da Paraíba. Está em
desenvolvimento desde o início de 2017, idealizada pelos professores Poliana
Gomes Medeiros Mendonça e Jeferson Joyly dos Santos Medeiros, com apoio da
diretora da Sandra Medeiros, com resultados que vão além da sala de aula.
“Nós temos alunos com
realidades e estruturas familiares diferentes. Com o projeto, conseguimos sair
do campo pessoal para o campo social, permitindo a compreensão do outro”,
explica a professora Poliana. O projeto aproximou os estudantes e resgatou
àqueles que estavam desinteressados pela escola.
“Tivemos muitos avanços em
relação às emoções. Inclusive com alunos que eram tidos como problemáticos, que
não queriam permanecer em sala de aula e agora estão inteirados com a turma,
participando das atividades”, destaca a professora Poliana.
Drogas
e reinserção
A partir desse trabalho, a
escola relaciona outros temas com os estudantes do 7º ao 9º ano, como drogas e
seca. É o caso de uma campanha realizada recentemente, que envolveu todos os
órgãos municipais e estaduais. A temática se propôs a debater o que a droga
está fazendo hoje.
Junto com o Projeto das
emoções, foi percebida uma maior receptividade dos estudantes para os debates
propostos. “Nós não podemos mais bater só na mesma tecla dizendo que droga
mata. Sim, droga mata, mas o que nós vamos fazer com usuário? Vamos matar? Não.
Então vamos reinserir”, explica Jeferson, também professor-auxiliador do
programa Liga pela Paz, sobre a importância de trazer para dentro da escola o
contexto em que o aluno está inserido e a família para, assim, gerar uma
progressão.
Até o final do ano, os
alunos ainda vão elaborar um curta-metragem em continuidade ao trabalho das
emoções, mostrando onde elas estão inseridas.
Com Reinserir
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