https://picasion.com/

Últimas Notícias

CDR debate segurança hídrica e gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste nesta sexta (17).

O pedido de realização do seminário foi assinado pela presidente da comissão, Fátima Bezerra (PT-RN)
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) promove seminário, nesta sexta-feira (17), em Natal, para debater segurança hídrica e gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste. O debate faz parte do plano de trabalho do colegiado, que neste ano analisa as políticas públicas ligadas ao tema.

O pedido de realização do seminário foi assinado pela presidente da comissão, Fátima Bezerra (PT-RN), pela vice-presidente, Lídice da Mata (PSB-BA), e pelo senador Humberto Costa (PT-PE).

Os senadores afirmam que a segurança hídrica não trata apenas de construção de infraestrutura, mas também da gestão do uso da água das principais bacias hidrográficas de abastecimento da população. Eles argumentam ser importante considerar a garantia de acesso à água pelas populações mais dispersas e distantes das fontes hídricas.

Para Fátima Bezerra, o assunto requer atenção dos órgãos de governo, da sociedade e do legislativo municipal, estadual e federal. Ela explica a importância da decisão dos senadores da comissão de tratar do tema da gestão das águas e segurança hídrica das regiões Norte e Nordeste.

— Norte porque, de um lado tem abundância das águas, mas há um grande problema do ponto de vista da distribuição. E no Nordeste é a questão da escassez pelos longos períodos de estiagem. Por isso que a CDR pautou como prioridade acompanhar as obras do projeto de integração da bacia do [Rio] São Francisco, para que as águas do são Francisco chegando ao Nordeste setentrional, que abrange Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará, possam garantir a segurança hídrica à população do semiárido brasileiro que abrange mais de mil municípios.

Fátima Bezerra lembrou que a região enfrenta dificuldades históricas diante das crises prolongadas. Segundo a senadora, o Nordeste já está há seis anos sem água.

O seminário será realizado a partir de 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. A Assembleia transmitirá o evento pela internet.



Agência Senado

Nenhum comentário