https://picasion.com/

Últimas Notícias

Colaboradores aprovam alimentação servida no HUJB da UFCG


Pesquisa, realizada por estudante do curso de Nutrição do campus de Cuité, aponta índice de satisfação de quase 90% entre os comensais.

Uma pesquisa realizada com os usuários da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), em Cajazeiras-PB, registrou uma média de aprovação de cerca de 90%. Foram consultados 38 funcionários que fazem refeições na unidade durante os plantões no hospital, o que representa metade do total dos trabalhadores que utilizam o serviço.

A maior aprovação foi observada no quesito horário para refeição, em que 97,4% aprovaram a pontualidade. Em relação à temperatura em que as refeições são servidas, 92,1% sinalizaram positivamente. O nível de satisfação também foi elevado nos quesitos quantidade de alimentos (89,5%) e aparência da comida (86,8%). Cerca de 74% aprovam a variedade do cardápio servido no HUJB.

A iniciativa partiu da estudante do curso de nutrição do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, Mayara Laisse de Abreu, que participou de um estágio em Unidades de Alimentação Coletiva no HUJB no ano passado. A amostra contemplou os funcionários que fazem refeições na Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar e que se dispuseram, de maneira voluntária, a participar do levantamento. O trabalho também contou com a orientação do professor do CES Jefferson Barros.

Segundo a estudante, o objetivo principal da pesquisa foi avaliar o nível de satisfação dos funcionários quanto à oferta das refeições na Unidade de Alimentação e Nutrição do HUJB, bem como os fatores relacionados à aceitação das refeições e identificar os atributos de maior insatisfação aos comensais.


A pesquisa foi realizada com aplicação de um questionário contendo seis quesitos (aparência visual dos alimentos, sabor dos alimentos, temperatura, variedade do cardápio, quantidade que vem na refeição e horário em que são servidas). “Os dados foram coletados no período do almoço, em dois dias consecutivos, em dezembro, devido à troca de plantão de alguns funcionários”, detalhou Mayara.

Os entrevistados poderiam avaliar entre as opções ótimo, bom, razoável e ruim, além de preencherem uma questão opcional aberta de comentários e sugestões.  Os questionários eram aplicados imediatamente após as refeições.

Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Júlio Bandeira, Maria do Carmo Duarte, trata-se de uma pesquisa bem fundamentada, cujos dados devem ser utilizados para nortear a implantação de melhorias no serviço. “Os comensais eram abordados logo após as refeições e respondiam ao questionário espontaneamente. Foi uma atividade exigida para conclusão da disciplina que Mayara estava cursando”, informou.

HUJB e Ebserh

O Hospital Universitário Júlio Bandeira é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde dezembro de 2015 e vem recebendo grande aporte para prestar um serviço de excelência à população e promover o ensino e a pesquisa. A Ebserh foi criada em dezembro de 2011 e atualmente administra 39 hospitais universitários federais.



Ascom/CES com Jacqueline Santos - Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh

Nenhum comentário