https://picasion.com/

Últimas Notícias

Paraíba registra 129 pessoas mortas em crimes violentos em janeiro de 2018.



Foram registrados 129 crimes com mortes violentas em janeiro de 2018 na Paraíba. O dado, levantado pela Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds), integra o Monitor da Violência do G1, que vai acompanhar as mortes violentas mês a mês em todos o país.

Em um dado comparativo, somente no mês de janeiro, a taxa de mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes na Paraíba foi de 3,18. No Brasil, em janeiro deste ano, foram registrados 3.278 crimes violentos. Somente no ano passado, o Brasil teve 59.103 vítimas assassinadas – uma a cada 9 minutos, em média.

O dado, inédito, contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais. O comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, comentou que os esforços do estado resultaram em seis anos de redução das mortes violentas na Paraíba.

"Conseguimos reduzir aproximadamente 28% nesse período, com muito estudo e trabalho baseado nos dados. O monitoramento diário nos aponta que em 2018 haverá uma continuidade dessa redução", comentou o coronel Chaves.

O coordenador do núcleo de Direitos Humanos da UFPB e do grupo de pesquisa em Violência e Segurança, Paulo Moura, destacou que a escalada no número de mortes violentas evidencia uma necessidade de uma política nacional de segurança.

"É indispensável o combate integrado ao crime organizado, sem uma integração nacional, o crime organizado não será combatido. É preciso incluir as polícias no ciclo completo policial, ou seja, que as duas, Militar e Civil, tenham o poder de investigar. Sem a valorização, formação e capacitação dos profissionais de segurança fica inviável a constituição de políticas públicas exitosas", comentou.


G1

Nenhum comentário