https://picasion.com/

Últimas Notícias

Saúde distribui cápsulas de Vitamina A para os 223 municípios paraibanos.



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está distribuindo o suplemento de vitamina A para as 12 Gerências Regionais de Saúde (GRS), que farão a entrega às unidades de saúde dos 223 municípios paraibanos para atender crianças de seis meses até cinco anos (quatro anos e 29 dias). As cápsulas servem como prevenção da carência da vitamina A, que contribui para o surgimento de várias doenças, a exemplo de cegueira; afeta o crescimento da criança e aumenta o risco de morte por desnutrição e infecções. Os pais ou responsáveis pela criança devem levar a caderneta de saúde da criança.

“A SES apoia e monitora os municípios para observar se está atingindo o percentual de cobertura na administração da Vitamina A. Além disso, qualificamos os gestores e profissionais de saúde dos municípios sobre os programas de área técnica de alimentação e nutrição, inclusive o da suplementação da Vitamina A”, disse a gerente operacional de ações programáticas e estratégias da SES, Morgana Brito.

Estão sendo distribuídos dois tipos de cápsulas: uma de 100 mil UI (Unidade Internacional), para a faixa etária de seis a 11 meses e para crianças de 12 meses até cinco anos (quatro anos e 29 dias), uma cápsula de 200 mil UI, a cada seis meses. A distribuição acontece de acordo com indicação do Ministério da Saúde (MS), feita com base no último censo do IBGE.

De acordo com a meta estabelecida pelo MS, na Paraíba serão beneficiadas com as cápsulas de Vitamina A, 58.736 crianças, com idade de seis a 11 meses e 258.636 crianças com idade de 12 meses até cinco anos (quatro anos e 29 dias), sendo 164.589, com a primeira dose e 94.047, com a segunda dose.

Vitamina A – O leite materno é a primeira fonte de Vitamina A. A partir do sexto mês, além do leite materno, a criança deve comer alimentos que contêm Vitamina A (ovo, peixe, leite, queijo, etc); frutas nas cores amarela, alaranjada ou vermelha (mamão, cenoura, melancia, pimentão, goiaba, etc) e folhas verde escuro (couve, espinafre, repolho, etc).

“A falta de Vitamina A no organismo é provocada pela ausência de ingestão dos alimentos com este tipo de vitamina; pela falta de amamentação e também porque, doenças como diarreia, desnutrição, verminose, sarampo e infecções impedem a absorção desta vitamina no organismo. Daí a importância das cápsulas que servem como prevenção dos problemas provocados pela carência da vitamina A”, explicou a nutricionista da área técnica de alimentação e nutrição da SES, Ana Maria Alves Neves.

Os pais ou responsáveis devem ser orientados a retornar com a criança na Unidade de Saúde para receber a próxima dose de Vitamina A, no período adequado. Deve ser anotada na caderneta da criança a data do retorno.


Secom

Nenhum comentário