https://picasion.com/

Últimas Notícias

Feira agroecológica é aprovada pela população em Picuí.



A primeira feira agroecológica realizada no município de Picuí foi um verdadeiro sucesso de público que visitou o tradicional calçadão localizado no centro da cidade. Muita gente resolveu comprar os produtos que são livres de agrotóxicos e parte da agricultura familiar exclusivamente de feirantes do município como forma de incentivar a prática e crescimento do consumo dos alimentos saudáveis. Tudo ao som de muito forró pé-de-serra.

A ação é conjunta através da Secretaria de Agricultura, Centro de Educação e Organização Popular (CEOP) e Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA). Foram 10 barracas armadas para a iniciativa. “Desde 2009 que estamos trabalhando nesse projeto e hoje é uma realidade em Picuí onde o agricultor que cultiva seu produto pode comercializar na cidade em local e dia específico. Agora tudo isso é realidade através de um governo de pensa no povo e trabalha para o povo”, disse o Prefeito Olivânio Remígio.


Aconteceu ainda a distribuição de mudas de plantas forrageiras e arbóreas para os visitantes. De acordo com Aparecida Firmino, representante do CEOP, o evento também tem ação específica para as mulheres do campo. “Esse momento é a oportunidade para que as mulheres possam ter mais espaço para comercializar os produtos que são plantados em sua propriedade, isso é fortalecimento das políticas públicas para as mulheres e empoderamento das mesmas”, disse.

Os alunos do curso de agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Picuí (IFPB) aproveitaram a oportunidade para oferecer degustação de produtos oriundos das frutas do bioma caatinga como geleia de mandacaru, bolo do fruto da palma e bolo de gogóia. “Estamos felizes por este momento e ter um governo que apoia a iniciativa através do compromisso com o agricultor”, disse Frederico Pereira, professor de Agroecologia.

Agora a feira agroecológica acontecerá todas as sextas-feiras a partir das 5hs da manhã.


Com ascom

Nenhum comentário