https://picasion.com/

Últimas Notícias

TRE-PB abre inscrições para voluntários que atuarão no apoio logístico e como mesários nas Eleições de 2018.



O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) abriu, nesta quarta-feira (6), as inscrições para voluntários que desejam trabalhar nas Eleições Gerais de 2018. O eleitor interessado tem a opção de escolher em participar do apoio logístico ou na função de mesário. A iniciativa visa a ampliar o número de colaboradores com a Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea.

O apoio logístico aos trabalhos eleitorais nas eleições deste ano será uma inovação. Os voluntários atuarão em fases distintas do processo, como a preparação de urnas e suporte durante a votação e transmissão de resultados. A inscrição do eleitor para apoio logístico voluntário não garante a convocação pela Justiça Eleitoral. A nomeação será confirmada oportunamente, no período de 6 (seis) de julho e 8 (oito) de agosto, após verificados os impedimentos previstos na legislação eleitoral vigente.

A função desempenhada pelos mesários é considerada de fundamental importância, uma vez que o trabalho deles garante o funcionamento normal das seções eleições durante o pleito. Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição, estão: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º secretário e suplente. Os mesários serão nomeados pelo Juiz Eleitoral, convocados por meio de edital até 60 (sessenta) dias antes do pleito e receberão instruções sobre local e horário para se apresentarem.

BENEFÍCIOS

O serviço prestado pelo voluntário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições e a dois dias de folga para cada dia em que trabalhar nas eleições e participar dos treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função.

INSCRIÇÃO

A participação voluntária no processo eleitoral é permitida, obedecendo aos requisitos exigidos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). O eleitor tem a oportunidade de se envolver diretamente no processo democrático de escolha dos representantes do País. Os interessados podem se inscrever nos cartórios eleitorais de suas cidades ou preencher um cadastro no site do TRE-PB clicando aqui.


Com Assessoria

Nenhum comentário