https://picasion.com/

Últimas Notícias

MP e Detran discutem parceria em projeto de educação para o trânsito.



O coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público da Paraíba, procurador Valberto Lira, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (19), com a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (DET) do Detran, Abimadabe Vieira, para discutir a parceria entre as instituições num projeto de educação para o trânsito.

O procurador Valberto Lira informou que o Ministério Público está preocupado com o aumento dos acidentes de trânsito. O objetivo é unir forças com o Detran em um projeto que contribua para a redução dos acidentes. “O acidente de trânsito prejudica a vítima e gera um alto custo para o Estado. Por isso, queremos uma parceria num projeto para diminuir esse problema”, disse o procurador.

Um dos pontos discutidos na reunião foi a municipalização do trânsito. Atualmente, apenas 23 dos 223 municípios paraibanos têm o trânsito municipalizado. A ideia é expandir a municipalização para as demais cidades. A municipalização está prevista do Código de Trânsito Brasileiro e que, a partir da implementação, as prefeituras tornam-se responsáveis pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito.

Segundo Abimadabe Vieria, com a municipalização, cada local vai cuidar do seu trânsito, contribuindo para a educação e para a redução do número de acidentes. Ela informou que são registrados 26 atropelamentos por dia na Paraíba e que houve um aumento no número de vítimas crianças e idosos. Também foi relatado que uma pessoa morre a cada 12 minutos no trânsito brasileiro.

Outro ponto debatido é o reforço na educação para o trânsito nas escolas e na família sensibilizando as pessoas para os cuidados necessários. “Um acidente não atinge apenas a vítima mas acaba envolvendo toda a família tanto da vítima quanto da pessoa que causou esse acidente”, comentou Abimadabe Vieira.

Abimadabe também contou que o Brasil integra a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual 172 países se comprometeram a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano.

Ao final da reunião, a chefe do DET repassou ao procurador materiais que são utilizados nas campanhas educativas do Detran. A reunião contou com a presença do assessor Cláudia Silvestre.


Com Ascom

Nenhum comentário