https://picasion.com/

Últimas Notícias

OUTUBRO ROSA: Em Picuí Equipes de Saúde da Família promoveram palestras nas unidades.



Como parte da campanha de conscientização sobre o câncer de mama, as equipes de estratégia de saúde da Família (ESF) espalhadas por todo município realizaram palestras e eventos com as mulheres atendidas pelas mais diversas comunidades sobre a importância da prevenção.


Na ESF VII, localizada no distrito de Serra dos Brandões, a palestra contou com a participação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) que é parceiro em vários momentos especiais como as campanhas de conscientização.  “Tivemos o prazer de receber a equipe do NASF da cidade de Picuí e todas as mulheres que marcaram presença meu muito obrigado”, disse a diretora da unidade.


A Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Saúde, trabalha constantemente durante todo o ano em campanhas de conscientização como a do outubro rosa. “Já estamos nos preparando para o novembro Azul e conscientizar os homens para a prevenção do câncer de próstata porque esse é o nosso compromisso enquanto cuidar de forma humanizada dos picuienses com amor e respeito”, disse a Secretária de Saúde, Janaína Almeida.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil).

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.


Ascom

Nenhum comentário