https://picasion.com/

Últimas Notícias

DIA DO BEIJO: Especialista afirma que beijo alivia o estresse e queima calorias.



Beijo no rosto, na testa, na mão, na boca. O beijo é dito como uma demonstração de carinho ou como uma forma de cumprimento a alguém. O gesto é tão festejado que ganhou um dia só para ele: 13 de abril. Com um único beijo é possível movimentar 30 músculos da face e ainda aliviar o estresse, é o que afirma o dentista especialista em endodontia e harmonização orofacial do Hapvida em João Pessoa, Júnior Dantas.

“Essa sensação de relaxamento após o beijo não é coisa que simplesmente brota na cabeça das pessoas. Um estudo de 2009 mediu os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, em pares de estudantes universitários 'beijoqueiros'. Tantos homens quanto mulheres comprovaram um declínio no cortisol, sinal de relaxamento que foi muito maior do que aqueles casais que passam mais tempo de mãos dadas do que de lábios colados”, relata o especialista.

Porém, Júnior Dantas faz um alerta para que o ato de beijar seja, de fato, agradável tanto a quem concede quando para quem o recebe. “Para ter uma boca preparada para um beijo é fundamental cuidar da higiene oral, ou seja, da saúde dos dentes e gengivas. Assim, não terá de se preocupar com mau hálito ou se há algo entre os dentes”, explica.

A garantia de um beijo agradável e, ao mesmo tempo, saudável é possível por meio da visita regular ao dentista, o que possibilita um check-up dentário. “Cada visita abrange vários procedimentos como por exemplo: limpeza dos dentes, instruções de higiene oral, reparação ou prevenção de dentes cariados, detecção de cancros orais, branqueamento de dentes, entre outros. As visitas regulares ao dentista são, sem dúvida, um complemento muito importante para a manutenção de uma boca estética e saudável”, recomenda.

Se por um lado o beijo promove relaxamento, por outro, ele ainda é capaz de promover a queima de calorias. “Não que o beijo seja o equivalente a meia hora de exercício aeróbico em uma academia, mas o beijo é capaz de queimar de duas a seis calorias por minuto, de acordo com pesquisas já realizadas”, garante Júnior Dantas.

O beijo que é conhecido por muitos como “beijo molhado” é bom para a higiene bucal. “Esse é o tipo de beijo que estimula a produção de saliva, que pode limpar as bactérias nocivas presentes na boca e ainda reduzir o acúmulo de placas bacterianas”, afirma o dentista que ainda alerta: “Apesar de todo prazer que é vivenciado em um único beijo os envolvidos precisam estar atentos e conhecer melhor as pessoas antes de se relacionar, mesmo que isso não proporcione garantias, pode reduzir as chances de contágio de algumas doenças do trato bucal”, conclui.



Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário