https://picasion.com/

Últimas Notícias

Em Picuí-PB, começa as articulações políticas com vistas às eleições de 2020.



A Paraíba é um estado que pensa em política constantemente, em Picuí, Seridó paraibano não tem sido diferente, faltando cerca de 1 ano e 6 meses para o pleito municipal de 2020, os prováveis pré-candidatos a prefeito já começam a se articular junto as lideranças com organização, fortalecimento e conquistas de partidos visando somar um maior tempo no guia eleitoral.

O que antes começava na festa de janeiro, agora foi antecipado para o São João.

Neste contexto, com a afirmação do presidente estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba Jackson Macêdo (PT), Nesta quinta-feira (25), afirmando que a reeleição do prefeito de Picuí, Olivânio Remígio (PT) será a principal tarefa do PT-PB nas eleições de 2020, já se percebe a construção das articulações políticas com vistas ao próximo pleito eleitoral na terra da carne de sol e do picolé caseiro.

São notórias as ações constantes, organização, coesão e reforço de sua base por parte do prefeito Olivânio, com vistas a acomodar lideranças de seu grupo político que o elegeu em 2016 e que estavam um pouco arredio.

Nos últimos meses assumiu a titularidade na Câmara Municipal os suplentes José Roberto Dantas (Beto de Luiz de Joca) e Inácio Moto-taxi. Informações de bastidores dão conta de que lideranças outras importantes ligadas ao grupo petista já estão alinhadas a exemplo de Ademar Dantas, estes juntos, somaram cerca de 1.600 votos nas últimas eleições em Picuí nas respectivas candidaturas ao legislativo municipal.

De acordo com a direção estadual do PT, no próximo dia 18 de maio, acontece a plenária da região do Seridó e Curimataú paraibano, na cidade de Picuí.

O outro lado

Na oposição, o grupo liderado pelo deputado Buba Germano (PSB), também realiza suas articulações e contatos de bastidores visando emplacar a possível pré-candidatura da ex-deputada Gilma Germano (PSB) ao cargo de prefeita, que apesar de não confirmar sua pretensão é sabido nos bastidores da política que se trata de uma das opções prováveis para disputar a chapa majoritária no próximo pleito pelas oposições.

Terceira opção

Um fato ocorrido nas últimas duas eleições em Picuí, há de ser observado e analisado com frieza e clareza dos números. O prefeito Olivânio obteve 6.455 votos nas eleições de prefeito em 2016 e seu grupo político conseguiu somar 3.502 nas eleições de 2018, enquanto que o deputado Buba obteve 5.327 para seu irmão Renan candidato a prefeito em 2016 e obteve nas eleições de 2018, 5.544 sufrágios para sua candidatura a deputado, ou seja, praticamente a mesma votação. Só que os 2.953 votos subtraídos de Olivânio na última eleição não votaram em Buba, ou seja, existe nesse contexto a possibilidade apesar de remota de uma terceira pré-candidatura nas próximas eleições para atender os descontentes com ambos os grupos. Em política tudo pode inclusive nada, e até boi voa, quem viver verá!

Como se percebe, será uma boa disputa no município de Picuí no próximo pleito eleitoral e com certeza vencerá aquele que realizar uma campanha inteligente com preservação e conquistas de novos aliados. Parafraseando o experiente e saudoso político Ulisses Guimarães “A política é a arte de se resolver problema somando e nunca diminuindo”, fica a dica!

De acordo com informação do TRE-PB, até maio de 2020, prazo final para cadastramento e transferência de título, cerca de 15.000 eleitores estarão aptos a votar no município de Picuí.



Do Portal do Curimataú

Nenhum comentário