https://picasion.com/

Últimas Notícias

Em picuí, projetos sociais financiados pelo banco SANTANDER iniciam suas atividades.



Desde a última semana do mês de março, a Secretaria de Assistência Social do município de Picuí-PB, iniciou os processos necessários para o funcionamento das atividades do Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente – NACAD, financiadas pelo Banco Santander. Inicialmente, foi realizado o levantamento de demandas na rede proteção especial junto ao CREAS e Conselho Tutelar; após concluído esse levantamento, foi realizada a formação da equipe, e visitas domiciliares para inscrições dos usuários nos projetos Sementes do Seridó e Transforme uma Vida, ambos vinculados ao NACAD. O Projeto Sementes do Seridó é destinado a atender adolescentes entre 12 e 17 anos de idade, já o Projeto Transforme uma Vida, atende à crianças de 7 a 11 anos.

As atividades deram início na terça-feira, dia 09 de abril, com um encontro entre responsáveis, usuários e técnicos. Na oportunidade, estiveram presentes os membros do Conselho Tutelar, os técnicos do CREAS, representando o Governo da Participação estava a primeira dama, Adriana Lucena, a equipe multiprofissional do NACAD, a coordenadora dos Programas Sociais e Presidente do CMDCA Francinete Cunha e a Secretária de Assistência Social, Keiles Lucena.

Na quarta-feira, dia 10 de abril, iniciaram as atividades com os usuários no Centro de Convivência – Parque Ecológico. Nos primeiros dias, os profissionais do NACAD desenvolveram atividades e dinâmicas que trabalham a identidade pessoal dos usuários, com o objetivo de se conhecerem melhor e proporcionar uma série de atividades contextualizadas que incentivem o autoconhecimento e a construção identitária dos mesmos. A coordenadora do NACAD, Dieska Vasconcelos, pontua a importância de começar as atividades trabalhando essa temática: “Trabalhar a temática identidade é de suma importância para conhecer a personalidade de cada usuário e como eles se enxergam. Identidade é uma construção, é um processo contínuo e quanto mais autoconhecimento se possua, melhor se dará este processo formativo. Logo, ter consciência de si, de seu papel e importância é o que nos permite ser protagonistas e atuantes na sociedade em que vivemos”.

Francinete Cunha, presidente do CMDCA e coordenadora dos Programas Sociais, expressa a satisfação de iniciar as atividades com esses grupos, tendo em vista a compreensão de que crianças e adolescentes necessitam de atividades que os envolvam na perspectiva de conhecimentos e da integração social, também destaca a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no tocante à busca de parcerias com instituições que tem iniciativas voltadas à política da garantia de direitos de crianças e adolescentes, a exemplo do Banco Santander.

A secretária Keiles Lucena, por sua vez, destacou a importância da participação do CMDCA neste processo, pois o projeto NACAD é extremamente importante, principalmente nesta conjuntura, onde as políticas sociais estão sofrendo com cortes orçamentários, fragilizando a efetivação das mesmas. O NACAD vem garantir sobretudo proteção aos direitos de crianças e adolescentes que foram vítimas de violações.  Buscando sobretudo, resignificar a vida e proporcionar uma nova história, onde elas sejam protagonistas e empoderadas.


Ascom

Nenhum comentário