https://picasion.com/

Últimas Notícias

Se Liga no Enem Festival reúne 500 estudantes na cidade de Cuité.



A 5ª edição do programa Se Liga No Enem Festival reuniu, neste sábado (13), 500 estudantes da 4ª Gerência Regional de Educação na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, na cidade de Cuité. Realizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, o evento tem o objetivo de preparar estudantes concluintes do ensino médio ou ex-alunos da rede estadual de educação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com aulas de revisão, redação, oficinas, laboratórios, preparação emocional, circuito de games educativos, concurso de cosplay, entre outras atividades.

A edição foi marcada pela participação dos alunos no concurso de cosplay com diversos personagens. Os professores também usaram a estratégia de caracterização para a realização das aulas. O Festival já aconteceu este ano em João Pessoa, Itabaiana, Sousa e Cajazeiras.

Para o gerente Executivo do Ensino Médio, Robson Rubenilson, o Se Liga No Enem Festival é um sucesso em todas as edições neste ano. “Os alunos realmente se dedicaram no concurso cosplay, mostrando que entenderam a ideia do concurso e do programa, que além de prepará-los para o Enem, os ajuda a descobrir seus talentos”, comentou.

O professor de Português, Genilson Medeiros, também de caracterizou. “Essas práticas de diferenciar o professor são altamente chamativas e os alunos se divertem porque é algo inesperado. O Se Liga No Enem é importantíssimo porque traz uma perspectiva nova para as aulas, os alunos que vêm aqui hoje têm uma experiência que vão levar para o resto da vida. Nós vamos associando a ludicidade do ensino com a prática, que já vai ser objetivado dentro da prova do Enem.  Isso é algo enriquecedor, é valoroso para nós professores e para os alunos, todos ganham”, disse.

A estudante da Escola Cidadã Integral Técnica Iolanda Tereza Chaves de Lima, de Cubati, Maria Leite, viajou durante uma hora para chegar no Se Liga No Enem. “Eu acho muito importante porque eu estou planejando o meu futuro e com base nisso, eu preciso de experiência. O Se Liga No Enem de fato dá experiência para nós alunos e não só experiência como também esperança, porque viemos aqui, assistimos às aulas, participamos das oficinas e os professores estão ali, empenhados em nos ensinar, tudo que vivenciamos nos coloca a um passo da universidade”, contou.

A abertura do Programa aconteceu em João Pessoa dia 19 de março e contou com 1.300 estudantes da 1ª Gerência Regional de Ensino no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira. A segunda edição foi em Itabaiana, na Escola Cidadã Integral Técnica Dr Antônio Batista Santiago com a participação 860 estudantes, no dia 23.  A terceira aconteceu no dia 30 de março simultaneamente em Souza e Cajazeiras, reunindo 664 estudantes em Sousa, na Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento, e 470 estudantes em Cajazeiras, na Escola Cidadã Integral Técnica Nicéa Claudino Pinheiro.

O Se Liga No Enem

É um programa do Governo do Estado da Paraíba, que por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia atua em vários formatos: ‘SeLigaNoEnem Festival’, com 28 edições festivais aos sábados em todas as 14 Gerências Regionais, com 17.600 alunos envolvidos; ‘SeLigaNoEnem na Escola’, com 64 polos presenciais de aulas para escolas regulares e integrais, abrangendo mais de 9 mil alunos; ‘SeLigaNoEnemEgressos’ (ex-alunos), com 1.770 vagas para alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual, sendo 720 para aulas presenciais em quatro polos, e outras 1.050 para Ensino a Distância (EAD); ‘Núcleo de Redação’, com produção de uma redação por mês simultaneamente em todo o estado, envolvendo 412 escolas e mais de 29 mil estudantes; e ‘Simulados’, com realização de dois simulados, um em maio e outro em agosto, dentro das competências e habilidades do Enem.


Portal WSCOM

Nenhum comentário