https://picasion.com/

Últimas Notícias

Em Picuí, desfile de 7 de Setembro reuniu centenas de pessoas nas ruas principais da cidade.


O desfile cívico de 7 de Setembro reuniu centenas de pessoas pelas ruas do centro da cidade de Picuí, em celebração ao dia da independência, neste sábado (7). O tradicional evento, aconteceu com a participação das escolas da rede municipal de ensino e demais instituições educacionais convidadas.

O tema Brava Gente Brasileira, fez referências às lutas sociais que o povo brasileiro vem enfrentando ao longo da história da construção do Brasil, no que se refere aos indígenas, aos negros, ao homem do campo, enfim, a toda essa gente brasileira que construiu a história do nosso país.

Todas as representações se destacaram na avenida, mas uma que chamou a atenção do grande público, foi o Instituto Federal de Educação da Paraíba – IFPB – que desfilou com o tema: MPB, um ato de expressão e resistência, com mais de 240 estudantes representando a instituição, distribuídos em 3 pelotões:

O 1º pelotão representou a música popular brasileira e a repressão militar na época da ditadura, onde eram vigiados pelo militarismo que não permitiam a expressão popular.


O 2º pelotão representou pessoas que foram presas e censuradas por conta da expressão das músicas produzidas, por um órgão chamado DCDP, Divisão de Censura de Diversões Públicas, sua principal função era aprovar e recusar, a partir de laudos, conteúdos midiáticos e outros materiais.


O 3º e último pelotão mostrou artistas, histórias e músicas, episódios históricos, bem como artistas que sofreram na pele com a ditadura, muitos foram expulsos do país pelo governo da época.


Entre as bandas e fanfarras que abrilhantaram o desfile, esteve a centenária filarmônica Coronel Antônio Xavier, entoando belos e tradicionais dobrados.

No final o prefeito Olivânio Remígio fez seu agradecimento especial a todos que contribuíram direto e indiretamente na realização do evento cívico e ao povo que lotou as principais ruas da cidade. Confira no vídeo feito pelo companheiro Geraldo Batista:   


ClickPicuí 

Imagens compartilhadas nas redes sociais

Nenhum comentário