https://picasion.com/

Últimas Notícias

2ª Vara Mista de Cuité cumpre Meta 2 do CNJ com percentual acima do determinado e antes do prazo.


A 2ª Vara Mista da Comarca de Cuité alcançou, antes do final do prazo, o percentual de 95,4% de cumprimento da Meta 2, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o 1º Grau, e 100% no Juizado Especial. A Meta 2 tem por objetivo identificar e julgar até 31 de dezembro deste ano, pelo menos, 80% dos processos distribuídos até 31/12/2015, no 1º Grau e 90% dos processos distribuídos até 31/12/2016 nos Juizados Especiais.

Dos 651 feitos existentes no acervo inicial da unidade judiciária, no 1º Grau, foram julgados 628 ações, conforme explicou o juiz titular Fábio Brito de Faria, e diretor do Fórum da Comarca. “Avaliamos positivamente o cumprimento da Meta até agora. Queremos chegar o mais próximo possível dos 100% até a virada do ano. Esse resultado reflete o trabalho dos servidores e do magistrado”, ressaltou.

Juiz Fábio Brito de Faria (foto)

Fábio Brito falou da importância da colaboração da Defensoria Pública, do Ministério Público e dos advogados que atuam na Comarca. Ele destacou, também, os atos preparatórios que foram realizados no Cartório para a identificação e julgamento dos feitos para atingir a Meta, a exemplo do tratamento diligente e a celeridade na apreciação das ações.

Na concepção do magistrado, o mais importante foi a conscientização dos servidores de que a missão do Poder Judiciário é chegar ao final do processo com uma sentença, se possível, de mérito, e, depois, no arquivamento. “Essa visão dos funcionários, de que o processo tem que chegar ao fim com o mínimo de atos, é a peça fundamental, e, pelo menos, na 2ª Vara Mista de Cuité eles têm dado uma resposta excelente para esses desafios”, enfatizou Fábio Brito.

Segundo José Carlos Alves, chefe do Cartório, o desempenho da unidade judiciária no cumprimento de Meta 2 é fruto de um trabalho em equipe, feito em harmonia e com a participação de todos: servidores, voluntários e o juiz. Na unidade trabalham 11 pessoas.


Por Lila Santos/Ascom-TJPB

Nenhum comentário