https://picasion.com/

Últimas Notícias

Secretário de Agricultura de Picuí está preocupado com situação hídrica e desertificação da região.

Secretário de Agricultura do município de Picuí Ranieri Ferreira

É preocupante o processo de desertificação constatados nas regiões do Seridó paraibano e Norte-rio-grandense, e o baixo indicie pluviométrico nas referidas regiões.

De acordo com informações do Secretário de Agricultura do município de Picuí Ranieri Ferreira, a situação é preocupante. Segundo dados da EMBRAPA Semiárido, o Seridó paraibano e o Norte Rio-grandense apresentam áreas em processo de desertificação mais intensas do Brasil, com alguns pontos considerados irreversíveis, com o solo completamente morto, sem qualquer perspectiva de vida. Infelizmente o município de Picuí consta nesse mapa como um dos piores municípios em estágio de desertificação.

Ainda de acordo com Ranieri, os dados climáticos apresentados pelos principais institutos que realizam previsões climáticas nacionais e internacionais, apontam que nas próximas 3 décadas, no semiárido poderá haver uma diminuição em torno de 20% dos índices pluviométricos históricos, já que a média varia entre 300 e 800 mm e essa medição ocorre a cada 30 anos; possivelmente na próxima medição tenhamos uma queda ainda maior, poderemos ter índice abaixo de 200 mm, comparados a desertos em alguns lugares.

Nós temos essas problemáticas que inviabilizam a produção no campo, causa pobreza, êxodo rural e a previsão climática para os próximos anos é uma queda de 20%, então a situação é grave, que requer imediatamente uma tomada de consciência da população e políticas públicas adequadas que convivam com essa situação, com formas de alimentação animal, o reuso de água e principalmente sair do uso excessivo de água para conservação do precioso líquido ─ pontuou Ranieri.  

O vereador Ranieri Ferreira, é agro ecólogo, filho de agricultores e conhecedor das problemáticas do campo. Atualmente está licenciado do Poder Legislativo Picuiense para responder pela Secretaria de Agricultura do município. Sempre que participa dos programas de rádios nas emissoras locais, expressa sua preocupação com o futuro hídrico de nossa região. Segundo o secretário, a situação atual é crítica, a cada dia que passa fica mais difícil encontrar água na região e caso não chova nos próximos dias a tendência é se tornar gravíssima.


ClickPicuí          

Nenhum comentário