https://picasion.com/

Últimas Notícias

Biblioteca do CES disponibiliza trabalhos de conclusão de curso online.



BDTD da UFCG pode ser acessada, pela internet, em qualquer parte do mundo

A Biblioteca José de Luzia, do Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité, está disponibilizando seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O processo de publicação ainda está em andamento. Em menos de três meses, mais de mil trabalhos produzidos por estudantes do CES já foram incluídos na BDTD, os quais podem ser acessados por qualquer pessoa, em diferentes locais do mundo, através do endereço: http://bdtd.ufcg.edu.br/ .

De acordo com Rosana Amâncio, diretora da Biblioteca do CES, o trabalho de inclusão das dissertações do campus na Biblioteca Digital começou a ser feito há cerca de um ano.  No início, o repositório possuía, apenas, dissertações da única pós-graduação do Centro: Mestrado em Ciências Naturais e Biotecnologia que, ao longo do seu tempo, disponibilizou 24 trabalhos. “Em agosto de 2019, o coordenador da BDTD/UFCG, Johnny Rodrigues, liberou o espaço que precisávamos para depositar os trabalhos da graduação do CES. Hoje temos na BDTD as publicações do Mestrado, Especialização e das sete graduações em atividade no campus”, informou a bibliotecária.

A BDTD/UFCG tem seus metadados interligados à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Ministério da Ciência e Tecnologia, gerenciados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para fins de disseminação e divulgação em níveis nacional e internacional. O objetivo é integrar, em um único portal, os sistemas de informação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), teses e dissertações produzidos do âmbito da UFCG, além de disponibilizar para os usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, possibilitando uma forma única de busca e acesso a esses documentos.

Para que esse trabalho seja concluído é necessário que o aluno entregue o Termo de Autorização para Publicação Eletrônica, no momento do depósito de seu TCC na biblioteca. Esse termo está disponível na página da BDTD, no link http://bdtd.ufcg.edu.br/ , na aba 'documentos de interesse’.

Quanto às teses e dissertações, cujo os resultados estejam sob processo de solicitação de patente, o discente ou responsável deverá depositar o trabalho acompanhado do termo de depósito embargado assinado pelo autor e/ou orientador, garantindo, assim, a confidencialidade. Neste caso, a pesquisa será publicada após o prazo de 1.095 dias, a contar da data de assinatura do documento.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3372 1812 ou através do e-mail: biblioteca.cesufcg@gmail.com


Ascom CES/UFCG

Nenhum comentário