Censo Escolar: cresce número de matrículas na creche e na pré-escola.
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Nos ensinos médio e
fundamental, número de alunos diminuiu
O número de matrículas na
creche e na pré-escola cresceu este ano na comparação com o ano passado,
segundo dados do Censo Escolar divulgados nesta segunda-feira (30), pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O levantamento, que foi publicado no Diário Oficial da União, traz apenas os
dados referentes ao número de alunos matriculados em escolas públicas,
abrangendo todas as etapas de ensino (da creche ao ensino médio). A divulgação
das informações completas do Censo Escolar está prevista para o final de
janeiro.
O censo mostra um aumento de
4,24% no número de matrículas em creches (crianças de 0 a 3 anos), que passou
de 2.333.277, em 2018, para 2.433.216, em 2019. Ao todo, foram abertas 98.939
vagas nesta etapa de ensino. Na pré-escola, houve aumento de 0,75% no número de
matrículas na comparação entre 2018 e 2019. Foram abertas 29.636 vagas,
passando de 3.915.699 para 3.945.335. A quase totalidade das matrículas no
ensino infantil são em instituições municipais.
Fundamental e médio
Em relação aos ensinos
fundamental e médio, o Censo Escolar aponta uma queda no número de matrículas
em escolas públicas, fenômeno que vem se repetindo nos últimos anos. Segundo os
dados divulgados nesta segunda-feira, foram matriculados 6.192.819 alunos no
ensino médio em 2019, contra 6.462.124 no ano anterior, uma redução de 4,34%.
Apesar da redução, houve
melhora nas escolas de tempo integral, que passou de 9,2% para 10,6% do total
de matrículas na última etapa do ensino básico em instituições públicas. No
ensino integral, os estudantes podem, com mais tempo na escola, ter acesso a atividades
culturais, esportivas, além de conteúdos de comunicação, saúde, entre outros.
No ensino fundamental, que
vai do 1º ao 9º ano, o número de alunos matriculados em 2019 caiu 1,62% em
relação a 2018, passando de 21.760.831 de alunos para 21.413.391. Desse total,
quase 11% foram para o ensino integral.
Ampliar a educação em tempo
integral nas escolas é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), lei
que estabelece parâmetros para melhorar a qualidade da educação brasileira. Uma
das metas do PNE é oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das
escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação
básica até 2024.
EJA
O Censo Escolar também
trouxe dados sobre o número de alunos matriculados na Educação de Jovens e
Adultos (EJA), modalidade presencial, que também diminuiu, passando de
2.878.165 de alunos em 2018 para 2.625.462 em 2019, uma redução de 9,6%.
Por Pedro Rafael Vilela -
Repórter da Agência Brasil
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