https://picasion.com/

Últimas Notícias

CES/UFCG reutiliza cuias de Cuité na confecção de vasos de plantas.



Peças foram colocadas em diversos setores do campus

“Cuité ou Coité ”: Será que a planta de nome científico Crescentia cujete L., que deu origem ao nome do município de Cuité, teria uma única utilidade?

Nos últimos dias, a equipe de jardinagem do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, Campus Cuité, vem transformando algumas "cuias" extraídas do fruto do Coité em vasos de plantas, os quais estão sendo usados na decoração, ecologicamente correta, de algumas áreas da universidade, a exemplo da Praça Dindinha e da lateral da Biblioteca do CES, via que dá acesso ao Centro de Convivência.


Segundo um dos idealizadores, o professor Kidelmar Dantas (Ciências Biológicas), o trabalho também segue no sentido de incentivar os artesãos locais a produzirem peças artesanais, feitas a partir das cuias de Cuité. 

“Estamos confeccionando alguns vasos que estão sendo cultivados com diversas espécies floríferas, em formatos diferentes, não somente para embelezar o nosso Campus, mas também para provocar a curiosidade dos artesãos da nossa região”, destaca.

O professor ainda informa que já existem alguns trabalhos de pesquisa no CES que comprovam a versatilidade do Coitezeiro, a exemplo do que está sendo desenvolvido pela estudante Ítala Duarte (Ciências Biológicas), sobre a caracterização morfométrica e química do fruto. “Assim como a espécie deu origem ao nome da cidade onde se localiza o CES, nada mais justo que estudarmos a Crescentia cujete com mais carinho e aprendermos mais sobre ela”, ressaltou.



Ascom CES/UFCG

Nenhum comentário