https://picasion.com/

Últimas Notícias

UFCG inicia cadastramento dos classificados na Chamada Regular do SiSU 2020.1

Reprodução/Internet

Procedimento deve ser realizado na coordenação do curso para o qual o candidato foi classificado.

Acontece nesta segunda, dia 3, e terça-feira, dia 4, o cadastramento (registro acadêmico) dos candidatos classificados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2020.1 para os cursos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O procedimento deve ser realizado na coordenação do curso para o qual o candidato foi classificado, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

A UFCG está oferecendo 3.160 vagas, sendo 1.568 vagas de ampla concorrência e 1.592 reservadas pela lei de cotas, distribuídas em 76 cursos de graduação em sete campi: Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.

Veja aqui o resultado do SiSU.

Cadastramento e matrícula

Na terminologia oficial da UFCG, cadastramento e matrícula são procedimentos diferentes. O cadastramento (registro acadêmico) é o procedimento por meio do qual o candidato classificado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula, é o procedimento por meio do qual o aluno define as disciplinas que irá cursar em cada período letivo. Os dois procedimentos são obrigatórios para garantir a vaga na UFCG.

A matrícula em disciplinas dos alunos ingressantes deverá ser realizada no dia 2 de março, também na coordenação do curso para o qual foi selecionado. As aulas do período 2020.1 terão início no dia 9 de março.

Lista de espera

Os candidatos não classificados na Chamada Regular e que desejam participar da lista de espera devem manifestar o interesse no site do SiSU até o dia 4 de fevereiro. Estão previstas até quatro chamadas para os inscritos na lista de espera em cursos da UFCG, conforme a existência de vagas. Cada uma delas respeitará a classificação para vagas de ampla concorrência e as reservadas para cotas. A primeira chamada deverá ser divulgada na próxima sexta-feira, dia 7 de fevereiro. As demais estão previstas para os dias 13/02, 19/02, 22/02 e 04/03, de acordo com disponibilidade de vagas.

Validação de Autodeclaração

Após cada chamada, os candidatos classificados às modalidades de cotas para Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs), bem como Pessoas com Deficiência (PcD), devem realizar a Validação de Autodeclaração nas datas estabelecidas no edital.

Os classificados em cursos de graduação nos campi Campina Grande (que tem como centros de Ensino o CH, CCT, CTRN, CEEI e CCBS), Cuité (CES) e Sumé (CDSA) devem se apresentar no Bloco BG, no campus Campina Grande, para avaliação pelas respectivas comissões. Já os classificados nesta condição para vagas nos campi Patos (CTRN), Pombal (CCTA), Sousa (CCJS) e Cajazeiras (CFP) devem se apresentar no campus Cajazeiras para o procedimento. A validação acontecerá das 8h às 11h e de 14h às 16h.

Aqueles que se autodeclararem Pretos ou Pardos serão avaliados com base exclusivamente no fenótipo (conjunto de características físicas do indivíduo, predominantemente a cor da pele, a textura do cabelo e os aspectos faciais, que, combinados ou não, permitirão validar ou invalidar a autodeclaração). Já os autodeclarados indígenas deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), oficialmente emitido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Os candidatos às vagas de Pessoas com Deficiência (PcD) passarão por análise documental, de acordo com o cronograma de validação previsto em edital. Aqueles com deficiência que se autodeclararam pretos ou pardos deverão se apresentar também à Comissão de Validação da Autodeclaração.

Caso o procedimento de validação não seja homologado, o candidato poderá interpor recurso, no prazo definido no edital.

A cada dia de funcionamento das comissões, a Pró-reitoria de Ensino disponibiliza em sua página na Internet a lista de candidatos cotistas (PPI e PcD) validados.

Veja no edital todos os procedimentos, a documentação necessária e o calendário das atividades.


Por Ascom UFCG

Nenhum comentário