Municípios paraibanos irão oferecer núcleos informatizados ligados à Receita Federal para ajudar população regularizar CPF.
A Federação das Associações
dos Municípios da Paraíba (Famup) em conjunto com o Colegiado Estadual de
Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (Coegemas-PB) fechou uma
parceria com a Delegacia da Receita Federal de Campina Grande para que os municípios
contribuam na regularização de CPF dos paraibanos para recebimento de auxílio
emergencial de R$ 600, como medida de redução dos impactos econômicos causados
pela pandemia da Covid-19. A Famup mobilizará as prefeituras paraibanas para
que estabeleçam núcleos informatizados para que as pessoas possam garantir a
regularização do documento de forma online.
Para contribuir com a
população, as prefeituras colocarão à disposição técnicos que já trabalham na
regularização das pendências do Bolsa Família e do CadÚnico para auxiliarem na
regularização do CPF dos que estão com alguma pendência e dificuldade em
solicitar a ajuda emergencial do Governo Federal. Com isso, sendo realizado de
forma remota, os municípios garantem a redução das filas e aglomerações em
bancos, lotéricas e postos dos Correios.
A decisão para formação dos
núcleos informatizados foi tomada durante reunião remota, entre a Famup e o
delegado da Receita Federal em Campina Grande, Gilberto Mendes Rios. Na
ocasião, o delegado explicou como funciona os núcleos e o passo a passo que os
municípios devem seguir para ajudar a população. As informações serão
repassadas aos gestores pela Famup com apoio da Coegemas.
A Receita Federal destaca
que é importante que o cidadão verifique no ato do preenchimento do aplicativo
Caixa - Auxílio Emergencial se o nome e a data de nascimento, entre outros
dados, coincidem com os dados constantes na base CPF da Receita Federal. Caso o
cidadão confirme que tenha a necessidade de regularização de dados do CPF, esse
poderá ser realizado de forma online e gratuita pelo site da Receita Federal na
Internet.
Por Assessoria de Imprensa
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