https://picasion.com/

Últimas Notícias

Comissão republica documento com recursos destinados aos municípios para gestão da saúde.

Reprodução/Internet

A Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização dos Entes Federativos em Estado de Calamidade Pública da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) republicou documento onde consta o repasse feito pelo Governo Federal aos municípios e ao Estado no mês de abril para gestão e funcionamento dos serviços de saúde, incluindo o enfrentamento a pandemia de Covid-19.

Inicialmente o documento pode ter dado a entender que os valores publicizados deveriam ser usados exclusivamente no combate ao coronavírus, mas como esclarecido posteriormente pela própria Comissão, ficou constatado que trata-se do repasse do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Estadual e Municipais para gestão da saúde nos municípios, incluindo as emendas parlamentares e o combate ao Covid-19.

Para não restar dúvida da seriedade do trabalho da Comissão Especial, o documento foi republicado com nova redação para que no texto ficasse mais claro a origem e o destino dos recursos.

Cabe reafirmar à população que a Assembleia Legislativa da Paraíba foi ágil na aprovação dos Decretos de Calamidade Pública encaminhados por 212 municípios para que os gestores tivessem as condições e a tranquilidade necessárias para reduzir os impactos de saúde, sociais e econômicos em suas respectivas cidades. Ao mesmo tempo em que criou a Comissão Especial para acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos, tendo sempre o prisma pedagógico como princípio. Para isso produziu e distribuiu com todos os gestores, vereadores e representantes da Sociedade Civil, uma cartilha com orientações para elaboração dos Planos de Contingência, condição sine qua non para guiar os investimentos e qualificar a prestação dos serviços a sociedade.

Portanto, a Comissão seguirá seu trabalho priorizando a condição de parceira dos gestores, mas sem esquecer sua missão originária: garantir a boa aplicação dos recursos públicos em favor dos paraibanos.





Ascom

Nenhum comentário