Estudantes sem carteira de identidade que vão prestar Enem podem solicitar documento online ao IPC da Paraíba.
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Reprodução/Internet |
IPC cria protocolo para atender candidatos do Enem durante pandemia
Os estudantes que ainda não
possuem a carteira de identidade e que vão prestar o Enem 2020 podem solicitar
o documento online ao Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC/PB). Os
estudantes poderão solicitar o RG por meio do email: geicc@ssp.pb.gov.br. Por
meio dele, os estudantes solicitam a carteira de Identidade e recebem um
protocolo com número do Registro Geral (RG) e a data de expedição da sua
Carteira de Identidade. Com esses dados, será possível realizar a inscrição no
Enem, mesmo sem estar de posse da carteira de Identidade.
O número do Registro Geral
(RG), que está impresso no documento, é obrigatório para concluir a inscrição
nas provas.
Segundo o diretor geral do
IPC/PB, Marcelo Burity, o documento somente será entregue após o retorno do
funcionamento normal dos órgãos públicos. Os estudantes terão que procurar as
Casas da Cidadania, para concluir o atendimento, pagar as taxas necessárias e
receber a cédula do RG.
Por conta da pandemia
causada pelo Covid-19, a emissão de carteiras de identidade ficou parcialmente
paralisada na Paraíba, desde março deste ano, quando houve a decretação de
quarentena em órgãos do Governo do Estado, em virtude do Estado de Calamidade
na Saúde ocasionado pela doença.
Antes da pandemia, a maior
parte desses documentos era solicitada e entregue á população por meio das
Casas de Cidadania e órgãos municipais de diversas regiões do Estado. No
entanto, esses locais foram fechados temporariamente, como forma de prevenir a
contaminação pelo novo Coronavírus.
A inscrição no Enem entra
para a lista de situações emergenciais que serão atendidas pelo IPC/PB, mesmo
durante o período de quarentena, decretado pelo Governo do Estado. Além dos
candidatos ao Exame, serão emitidas as carteiras de identidade em casos que envolvam
extrema urgência de pessoas que não possam esperar pelo retorno da normalidade
dos trabalhos.
Por meio deste e-mail email geicc@ssp.pb.gov.br, esses cidadãos
podem enviar documentos comprovando a
extrema necessidade da emissão da
carteira de identidade. Os dados serão analisados e
atendidos, desde que comprovem a urgência. Incluem-se nessas situações, aquelas
que envolvam, por exemplo, as questões de saúde, previdenciárias e decisões
judiciais. Também foi disponibilizado o
número 3264-9158 para fornecer informações à população.
Por ClickPB
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