Compras pela internet: Correios alertam clientes a não caírem em “golpe”.
Com o aumento de compras
pela internet, número de sites e mensagens maliciosas cresceu também; estatal
reforça que não manda mensagens a clientes sem autorização.
Com o crescente isolamento
social, as compras feitas pela internet aumentaram. Por isso, os Correios
orientam clientes e consumidores que aguardam encomendas em casa para
observarem a origem de mensagens e alertas eletrônicos relativos às compras.
Isso porque circulam pela internet mensagens que podem ocultar intenções
criminosas de fraudes on-line.
Segundo os Correios, muitas
empresas se passam por confiáveis para atrair clientes, mas usam técnicas para
“fisgar” dados pessoais, causando inúmeros prejuízos às vítimas.
Para não cair em golpe, os
Correios afirmam que não enviam mensagens eletrônicas sem a prévia autorização
dos clientes e não dão permissão para que terceiros façam isso em nome da
agência. A empresa reitera que os usuários dos serviços estejam atentos e não
cliquem em links e nem abram arquivos ou mensagens suspeitas.
Segundo os Correios, a forma
mais segura para entrar em contato com a empresa é pelos canais oficiais. A
Central de Atendimento dos Correios (CAC), quando acionada por meio das redes
sociais, solicita apenas informações sobre objetos postais ou algum outro dado
específico do cliente, em conversa privada.
Durante o atendimento, a
Central envia o link de acesso a página do Fale Conosco dos Correios e orienta
os clientes a registrarem a manifestação na plataforma.
A empresa avisa também que
faz o acompanhamento sistemático sobre a ocorrência de perfis falsos, que
utilizam de forma indevida o nome e a marca dos Correios. Quando identificada
esse tipo de violação, a estatal toma as medidas cabíveis, conforme o caso, e
reporta os casos às autoridades de segurança da informação, quando necessário.
Os perfis nas redes sociais
estão todos verificados, que é quando aparece um selo azul de autenticidade ao
lado do nome da página. Em caso de dúvida, o cliente também pode ligar para os
telefones 3003-0100, para quem mora nas capitais e regiões metropolitanas, e
0800 725 7282 para as demais localidades), ou ainda pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br .
Brasil 61
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