https://picasion.com/

Últimas Notícias

Eleições 2020: 24ª e 25ª Zonas Eleitorais têm mais de 60 mil eleitores aptos ao voto.

Em todo país, 147.918.483 cidadãos poderão votar nas Eleições Municipais deste ano, que ocorrerão, em razão da pandemia do novo coronavírus, nos dias 15 e 29 de novembro. Desse total, a Paraíba conta com 2.966.759 cidadãos aptos a votar, o equivalente a 2,01% do eleitorado nacional, de acordo com dados divulgados esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Serão quase 3 milhões de pessoas responsáveis por definir através do voto, os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que as representarão pelos próximos quatro anos, em cada um dos 223 municípios do Estado.

Curimataú e Seridó

O município de Cuité no Curimataú Paraibano tem o maior colégio eleitoral da região. Além de Cuité, que sedia o cartório eleitoral, os municípios de Nova Floresta, Sossêgo e Damião também integram a 24ª Zona Eleitoral. Confira na tabela abaixo, o número de eleitores de cada município e o total geral da Zona Eleitoral. O chefe do Cartório Eleitoral é o senhor George André da Silva Januário.

Já a 25ª Zona Eleitoral com cartório na cidade de Picuí é composta pelos municípios de Baraúna, Frei Martinho, Nova Palmeira, Pedra Lavrada e Picuí que tem o maior colégio eleitoral do Seridó da Paraíba. Na tabela abaixo o leitor pode conferir o número de eleitores de cada município. O chefe de cartório é o senhor João Paulo de Medeiros Santos.

De acordo com os números acima, o Curimataú e Seridó Paraibanos têm 62.248 eleitores aptos a escolherem os representantes nos poderes Executivos e Legislativos nos seus respectivos municípios, nas eleições de 2020.  

O voto

Como previsto na Constituição Federal de 1988, o voto é obrigatório para aqueles que não são analfabetos, maiores de 18 anos e menores de 70. O voto é facultativo para os analfabetos, jovens com idade a partir de 16 anos e menor que 18 e idosos que possuam a partir de 70 anos de idade. No entanto, os dados divulgados esta semana expõem que na Paraíba, do total de cidadãos aptos a votar, 216.698 são analfabetos. O número representa 7,3%, quando observado apenas o grau de instrução do eleitor. Já referente ao voto facultativo devido à faixa etária, 42.322 têm entre 16 e 17 anos e 246.274 têm idade superior a 70 anos, porém poderão votar nestas Eleições. No recorte das faixas etárias, estes números são respectivamente 1,42% e 8,3% do valor completo (100%).

 

Francisco Araújo/ClickPicuí 

Nenhum comentário